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Economia

Publicada em 25/03/2014

Tentativas de fraude contra o consumidor sobem 3,2%

Fevereiro registrou 152.907 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade.

Da assessoria

Fevereiro registrou 152.907 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 15,8 segundos no país. Em relação a fevereiro de 2013, houve alta de 3,2%. O indicador também registrou alta de 5,9% na comparação bimestral (janeiro a fevereiro de 2014 contra o mesmo período de 2013).

Telefonia respondeu por 57.055 registros, totalizando 37,3% do total de tentativas de fraude realizadas em fevereiro de 2014, queda em relação aos 41,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 48.464 registros, equivalente a 31,7% do total.

No mesmo período no ano passado, este era o setor respondeu por 30,8% das ocorrências. O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em fevereiro de 2014, com 31.524 tentativas, 20,6% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 18,3% dos casos.

O segmento varejo teve 12.596 mil tentativas de fraude, registrando 8,2% das investidas contra o consumidor em fevereiro de 2014, queda em relação aos 8,1% observados em fevereiro de 2013. O ranking de tentativas de fraude de fevereiro de 2014 é composto ainda por demais segmentos (2,1%).