Canais de Notícia

Economia

Publicada em 10/03/2014

Centro Tecnológico de Pecuária será construído em MS

Senar/MS lança a unidade durante Dinapec, em Campo Grande.

Da assessoria

Dois importantes projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), serão lançados no próximo dia 12 de março, 9h, na abertura da 9° edição da Dinâmica Pecuária (Dinapec). Durante o evento, ocorre a assinatura da parceria entre as instituições para a promoção de Ensino a Distância (EAD) e ainda do contrato de comodato do Centro de Excelência Tecnológica de Pecuária de Corte no Estado, que será construído em área da Embrapa.

Por meio da Educação a Distância (EAD) a formação em Pecuária de Corte destinada a 20 instrutores do Senar de dez estados do País e encerrada em fevereiro será transformada em cursos ministrados à distância. "A parceria entre as instituições é tradicional. A Embrapa apóia tecnicamente diversos projetos desenvolvidos pelo Senar em Mato Grosso do Sul, como foi a capacitação de instrutores que agora será expandida através da EAD", avalia o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Também será assinado o contrato para a construção do Centro de Excelência Tecnológica de Pecuária de Corte. " Serão cursos de Ensino Médio que capacitarão profissionais de todo o Estado, colaborando para o desenvolvimento do setor", destaca Beretta. Dos dez centros que serão construídos no País, dois serão localizados em MS, o de Pecuária de Corte e o de Cana-de-Açúcar.

Durante a Dinapec, o Senar/MS manterá um estande oferecendo orientação técnica sobre os cursos e programas gratuitos desenvolvidos no Estado. "A Embrapa é o maior centro de pesquisa pecuária do País e a Dinapec abre portas para o acesso e a difusão de conhecimento ao produtor rural", pondera o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

Durante o evento, nos dias 13 e 14, o Senar/MS realiza, as oficinas: Aplicação de medicamentos em bovinos e Uso de terraceador na descompactação de solos e regulagem e utilização de plantadeira / adubadora.

A abertura da Dinapec terá as presenças do presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel, do Superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, do secretário executivo do Senar Central, Daniel Carrara, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, João Martins da Silva Júnior, e do Superintendente do Senar da Bahia, Geraldo Machado, além da administração da Embrapa Gado de Corte.

Dinapec

A Dinâmica Pecuária acontece entre 12 e 14 de março e reúne em sua agenda, cursos, roteiros tecnológicos, oficinas, lançamento de publicações, além da formatura da 2ª turma do Projeto Agroescola, e clínicas tecnológicas. Haverá espaços sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Manejo de Pastagens, Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Cultivares e Estabelecimento de Forrageiras, Nutrição e Reprodução Animal, Leite, Boas Práticas Agropecuárias (BPA), Pecuária de Precisão, Sanidade Animal, Melhoramento e Ovinocultura.