Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 29/08/2013

Cresce em 57% o público na 2ª edição da Escola Dow Cana

O tema Tecnologias de Aplicação atraiu profissionais de usinas e destilarias em busca de aprimoramento profissional.

Da Redação<>/b>

Nos dias 14 e 15 de agosto, Ribeirão Preto (SP) recebeu a 2ª edição da Escola Dow de Cana, evento técnico que reuniu 110 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas de usinas e destilarias de todo Brasil, clientes da Dow AgroSciences. Com objetivo de disseminar conhecimento técnico e auxiliá-los na gestão das unidades, o tema Tecnologias de Aplicação foi escolhido pelos próprios clientes que participaram da edição anterior, muitos deles presentes na edição 2013, confirmando o sucesso da proposta do evento.

Com conteúdo teórico e prático, a palestra do Prof. Dr. Ulisses Antuniassi, da FCA/UNESP (Botucatu/SP), abordou temas como dinâmica das gotas de pulverização, erros e perdas nas pulverizações, parâmetros meteorológicos para a aplicação de agroquímicos e, na prática, demonstrou o preparo da calda e descontaminação de pulverizadores, da segurança nas aplicações de agroquímicos e adjuvantes de calda, além de aplicações aéreas, com o apoio de um BM100 da Valtra.

Já o consultor Manoel Ibrain Lobo tratou sobre os bicos hidráulicos de pulverização, logística e planejamento operacional, além de demonstrações de diferentes tipos de pontas de pulverização e testes de deposição de gotas em papéis sensíveis à água. O conteúdo técnico terminou com a apresentação do também consultor Cesar Macedo, que se aprofundou sobre a importância do uso correto dos EPIs e sua legislação. O evento também se destacou por trazer um tema comum na vida dos profissionais de usina, o gerenciamento do tempo e do stress ligado à vida profissional. O assunto foi apresentado pelo especialista André Caldeira.