Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 07/08/2013

CanaVialis lança variedade de cana com alta produtividade e resistência a doenças

Variedade 0470 foi lançada em junho, no Painel CanaVialis, em Araçatuba (SP).

Notícias Monsanto

A indústria sucroalcooleira nacional passa por um momento positivo com a expectativa de aumento da produção. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o setor deve crescer anualmente até 9% nos próximos cinco anos. Para atender às necessidades das usinas brasileiras, a CanaVialis, marca da divisão de Cana-de-Açúcar da Monsanto, lançou a variedade CV 0470, em junho, no Painel CanaVialis 2013, realizado em Araçatuba (SP). Baseado no melhoramento genético convencional, a variedade CV 0470 é uma alternativa para a colheita a partir de agosto, podendo ser manejada em ambientes favoráveis e intermediários. Essa variedade possui alta produtividade e resistência às principais doenças da cana-de-açúcar, como a ferrugem marrom, a ferrugem alaranjada e a escaldadura.

De acordo com o gerente de Marketing da CanaVialis, Vagner Kogikoski, a variedade destaca-se pelo seu excepcional desenvolvimento, estabilidade no plantio e por possibilitar maior produtividade ao prolongar a colheita do agricultor. Outro grande diferencial é a resistência à ferrugem marrom, à ferrugem alaranjada e à escaldadura, que trazem prejuízos produtivos devido à redução do desenvolvimento da planta. De acordo com o estudo “Análise espectral de amostras de cana-de-açúcar infectadas”, realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ferrugem marrom, sozinha, pode causar perdas de até 50% em variedades suscetíveis.

Apesar de ter sido lançada recentemente, a variedade CV 0470 já alcançou uma boa aceitação entre os clientes e deve atingir mais de 30 mil hectares cultivados nos próximos cinco anos. “A receptividade junto às usinas é muito positiva pois, além de todas as boas características técnicas, a variedade apresenta um ótimo visual, com alto perfilhamento, diâmetro largo, porte alto e crescimento ereto, o que é muito bom para a colheita mecanizada”, completa Kogikoski.

Boas expectativas

Depois de conhecer os diferenciais da variedade CV 0470 no Painel CanaVialis 2013, o usineiro André Pires resolveu utilizá-la em 100 hectares da usina Santa Cruz na safra 2013/2014, em Américo Brasiliense (SP). “Optei pelo produto por identificar semelhanças com outras variedades da marca da Monsanto já plantadas em períodos anteriores. Notei um ambiente muito favorável ao seu plantio, além de outros pontos positivos mostrados pela variedade, como a resistência às principais doenças da cultura”, conta Pires. Para o usineiro, as expectativas de produtividade devem ser positivas. “Estamos fazendo a multiplicação da variedade e tenho bastante confiança nos resultados desse produto da CanaVialis”, afirma.

Para o agricultor Agnaldo José Silva, que adotou a variedade em Lençóis Paulista (SP) e Pederneiras (SP), a CV 0470 deve atender às suas necessidades. “A CV 0470 tem um rápido desenvolvimento inicial, uma característica muito importante para variedades com maturação média/tardia. Além disso, ela é versátil em relação aos tipos de solo que pode ocupar, trazendo mais segurança aos usuários e reduzindo o risco de erro na alocação dentro de uma unidade produtora. Por manter a produtividade alta até o último corte, planejamos realizar a colheita somente em 2015”, informa.