Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 05/07/2013

Variedades Ridesa ocupam 63,2% da área de plantio de cana em MS e SP

Em abril, rede lançou seis novas variedades de cana-de-açúcar.

Da Redação

Censo varietal realizado nos canaviais de São Paulo e de Mato Grosso do Sul por pesquisadores da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) aponta que 63,2% da área de plantio e 59,7% da área cultivada com cana-de-açúcar nos dois estados são ocupadas por variedades desenvolvidas pela rede.

Em abril deste ano, dando continuidade ao Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (Pmgca), que possibilitou que fossem atingidos esses resultados nos dois estados e em outras unidades da federação, foram apresentadas no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em Araras (SP), seis novas variedades desenvolvidas pela Ridesa: RB 975157, RB 975184, RB 975201, RB 975242, RB 975932 e RB 975952.

“Apresentamos as variedades que serão liberadas e as recomendações de uso”, disse Hermann Paulo Hoffmann, coordenador do Pmgca da UfScar, uma das entidades que compõem a rede.

Confira as características dos novos clones Ridesa:

RB 975157

Alta produtividade agrícola, indicada para ambientes de médio e alto potencial e colheita no meio da safra. Tem alto teor de sacarose, é ereta e resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.

RB 975184

Alta produtividade agrícola, com excelente brotação de soqueira. Plantio em ambientes de médio a alto potencial e colheita no meio da safra. É ereta e tem alto teor de sacarose. É resistente a ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.

RB 975201

Alta produtividade agrícola e alto teor de sacarose. Plantio em ambientes de médio a alto potencial e colheita no meio a fim de safra. É resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.

RB 975242

Alta produtividade agrícola, plantio em ambientes de médio potencial e colheita no meio a fim de safra. É ereta e resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.

RB 975932

Apresenta produtividade e riqueza. Recomendada para plantio em ambientes de médio a alto potencial e colheita no início a meio da safra. É resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.

RB 975952

Precoce e alto teor de sacarose. Recomendada para ambientes de médio a alto potencial. É resistente a carvão, ferrugem marrom e alaranjada, escaldadura e mosaico.

(*Com informações da Ridesa)