Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 22/10/2012

Embrapa Agroenergia recebe Certificado de Qualidade em Biossegurança

O CQB permite que a unidade trabalhe com organismos geneticamente modificados.

Embrapa Agroenergia

A Embrapa Agroenergia recebeu a permissão para trabalhar com Organismos Geneticamente Modificados – OGM. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, colegiado sediado no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, concedeu o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) a instituição.

O CQB permite que a unidade trabalhe (em ambientes pré-definidos) com Organismos Geneticamente Modificados. “Estamos autorizados a manusear OGM no laboratório de Genética e Biotecnologia e no laboratório de Processos Bioquímicos, onde trabalhamos com microrganismos e plantas geneticamente modificadas”, disse Guy de Capdeville, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia.

Capdeville destaca a importância para a Unidade dos laboratórios com CQB. “Lançamos mão de métodos modernos, como a genômica, a metagenômica, a metabolômica e a proteômica para caracterizar e conhecer o potencial de organismos geneticamente modificados e definir o seu potencial de uso”.

Para manter o CQB, a Unidade conta com o funcionamento regular do CIBio – Comitê Interno de Biossegurança, criado em março deste ano e presidido pelo pesquisador, Adilson kobayash. Além disso, deve apresentar, anualmente, relatório das atividades realizadas com OGMs à CTNBio.