Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 01/04/2013

Embrapa Agroenergia apresenta as boas práticas em laboratórios

Vídeo mostrará os procedimentos que devem ser seguidos dentro de um laboratório para assegurar a qualidade da pesquisa.

Embrapa Agroenergia

Você já entrou em um laboratório de pesquisa? Sabe como ele funciona? No quadro Sempre em Dia, do programa Dia de Campo na TV, uma produção da Embrapa Informação Tecnológica, você vai acompanhar a rotina e conhecer as boas práticas nos laboratórios da Embrapa Agroenergia, em Brasília.

O vídeo será exibido a partir desta sexta-feira (29) mostrará os procedimentos que devem ser seguidos dentro do laboratório para garantir resultados de qualidade à pesquisa. Periodicamente a equipe passa por treinamento e atualizações. “Nós temos a preocupação com a segurança e a qualidade dos resultados oferecidos à sociedade. Temos uma equipe altamente capacitada e equipamentos avançados nos recentes laboratórios inaugurados, em maio de 2012”, ressalta o Chefe de Pesquisa da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville.

Será apresentado o gerenciamento de uso, o procedimento que registra o consumo de materiais e, a Ata Eletrônica. A química e analista da Embrapa Agroenergia, Larissa Andreani conta que toda a equipe, principalmente os analistas de laboratório, esteve envolvida na preparação e padronização desses procedimentos. Alguns desses procedimentos são padrões em laboratórios de pesquisa. Já outros, como é o caso da Ata Eletrônica, destaca Larissa, é uma ação pioneira da Unidade, onde todos os passos de cada experimento são registrados funcionando como um histórico da pesquisa.

Os procedimentos

Cada produto tem de estar identificado em embalagens rotuladas com o mesmo padrão, facilitando o trabalho. Para o descarte de materiais utilizam-se as lixeiras seletivas. Nos locais de armazenamento de substância tóxicas a sinalização de advertência é obrigatória.

Começando pelo uso do jaleco, para manter a higiene e garantir a segurança dos profissionais nos laboratórios de Genética e Biotecnologia, Análises Químicas e Instrumentais, Processamento da Biomassa e Aproveitamento de Coprodutos e Resíduos. Também são usados sapatos, luvas e óculos especiais para a manipulação de cada experimento.

“Em qualquer ambiente dos laboratórios, os cuidados com a manipulação é a mesma”, salienta Angélica Gomes, supervisora de setor gestão de laboratórios. “Nós padronizamos os procedimentos aqui nos laboratórios da Embrapa Agroenergia visando uma maior confiabilidade nos resultados de pesquisa que a Unidade entrega a sociedade e também maior rastreabilidade desses”, completa a supervisora.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios da Embrapa Agroenergia podem ser obtidas pelo site www.embrapa.br/cnpae, pelo email: sac.cnpae@embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-1581.