Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 27/03/2013

Petrobras quer colocar etanol de segunda geração a venda em 2015

Previsão é do gerente de Gestão de Tecnológica da companhia, João Norberto Noschang Neto.

Da Redação

A Petrobras Biocombustíveis tem a meta de produzir e colocar a venda o etanol de segunda geração (celulósico) a partir de 2015. A informação foi divulgada pelo gerente de Gestão de Tecnológica da companhia, João Norberto Noschang Neto.

Ele explica que a tecnologia do etanol de segunda geração, feito a partir do bagaço de cana, já é uma realidade. “O projeto está em fase de detalhamento de engenharia. Estamos certos de que esse novo produto estará disponível para abastecer o mercado nacional de biocombustíveis”.

Segundo João Neto, o etanol celulósico terá como matéria-prima o bagaço de cana que sobra do processamento do etanol convencional e do açúcar. O novo produto vai possibilitar um aumento de 40% da produção do biocombustível sem o aumento da área cultivada com cana.

Ele explicou ainda que a unidade está sendo projetada para ter uma produção mais eficiente e com preço competitivos.

As pesquisas da tecnologia do etanol de segunda geração iniciaram em 2004 no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e avançaram ao longo dos anos. No ano passado, a Petrobras movimentou 40 minivans durante a Rio+20 utilizando como combustível o novo biocombustível.