Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 22/03/2013

Simpósio em MS vai discutir controle biológico de pragas na agricultura

13º Simpósio de Controle Biológico será promovido entre os dias 15 e 18 de setembro, em Bonito (MS).

Embrapa Agropecuária Oeste

Produzir mais grãos, fibras e energia, minimizando impactos ao meio ambiente e gerando riquezas. Esse é o propósito de países, como Brasil, e de instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que buscam a sustentabilidade por meio de pesquisas de tecnologias que podem trazer o equilíbrio entre o meio ambiente e o agronegócio.

Para obter um sistema de produção que contemple a sustentabilidade ambiental, devem ser adotadas técnicas que promovam a agrobiodiversidade, o uso racional de insumos externos e processos biológicos naturais. Uma dessas técnicas é o controle biológico de pragas, que possui diversos benefícios, entre eles: reduzir o uso de inseticidas; não deixar resíduos tóxicos em alimentos, água e solo; diminuir o risco de atingir organismos não-alvos; não provocar o surgimento de populações de pragas resistentes; e não afetar outras táticas de controle.

Para mostrar avanços, disponibilizar resultados e debater diversos temas sobre controle biológico, pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e do restante do mundo vão se reunir, em Bonito, Mato Grosso do Sul, de 15 a 18 de setembro deste ano, durante o 13º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol). Até o momento, já se inscreveram interessados que vêm das cinco regiões brasileiras, dos seguintes Estados: Amazonas; Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; Paraíba, Pernambuco, Piauí; Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo; Paraná; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Siconbiol, que acontece a cada dois anos, alternadamente com o Congresso de Entomologia, está sendo realizado neste ano pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com promoção da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Entre os temas deste ano, serão discutidos parasitoides; predadores; ácaros; plantas inseticidas; Organismos Geneticamente Modificados (OGM); semioquímicos; agroecologia e biodiversidade; mudanças climáticas; entomopatógenos; saúde pública; seletividade; e controle biológico com destaque em manejo integrado em florestas e nas culturas de milho, soja, cana e algodão.

Segundo presidente da Comissão Organizadora do evento e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, esta será a primeira vez que o Estado terá um evento na área entomológica desse porte. “A disponibilização e atualização dos estudos e dos avanços que vem sendo obtidos sobre controle biológico afetam positivamente o setor agropecuário, que é um elemento de fundamental importância para a economia do Estado, também impulsionando os setores industriais e de serviço”.

Inscrições

as inscrições estão abertas até 6 de setembro. Para se inscrever, basta acessar o hotsite do evento e seguir as instruções. Uma observação importante é que alterações e consultas após efetuada a inscrição, serão feitas somente com número do CPF. Saiba mais detalhes sobre o Simpósio em www.cpao.embrapa.br/siconbiol2013