Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 09/01/2013

Cana é um dos destaques da programação do Showtec em Maracaju, MS

Setor terá um giro tecnológico específico e será assunto de outras duas palestras.

Anderson Viegas

O setor sucroenergético será um dos destaques da programação da edição 2013 do Showtec, a maior mostra de tecnologia para o agronegócio de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado pela Fundação MS em sua sede, em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, entre os dias 23 e 25 de janeiro.

Logo no primeiro dia do evento (23), o giro tecnológico “Modelos de Parcerias para Diversificação: Sistemas Integrados”, que será realizado das 14h às 15h30, vai destacar a produção de cana-de-açúcar em áreas de terceiros (arrendatários).

Na sequência, das 16h às 17h30 será promovido um giro tecnológico específico para o setor. O administrador de empresas, Alexandre Sulino dos Santos, representando a Biosev, vai falar sobre novos clones e variedades da cultura da cana para o Estado.

Depois o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, vai tratar da aplicação e monitoramento da vinhaça nos canaviais.

A última palestra deste giro será do pesquisador Júlio Cesar Salton, da Embrapa Agropecuária Oeste, que tem sede em Dourados. Ele vai falar sobre os estudos da entidade no manejo da palhada da cana e qualidade do solo nas áreas cultivadas com a planta.

No dia 25, último dia do evento, o setor volta a ser assunto no giro tecnologico que vai abordar os cenários do agronegócio em suas diversas cadeias produtivas. O presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda, vai apresentar um amplo panorama da atividade no Estado e as perspectivas para o futuro.

Para conferir a íntegra da programação do Showtec 2013 Clique Aqui.