Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 08/04/2015

Resultados do Geneplus MS serão apresentados na próxima semana

Circuito do programa passará por quatro cidades do estado.

Da assessoria

A equipe técnica do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus apresentará na próxima semana os resultados do programa implantado em fazendas de Mato Grosso do Sul, no período de 13 a 17 de abril, durante o 3º Circuito Geneplus Embrapa, que passará por propriedades nos municípios de Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Corumbá.

Criadores de outros sete estados (Bahia, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins) já confirmaram presença no Circuito e terão oportunidade de acompanhar a assessoria oferecida pelo Programa Geneplus nestas fazendas.

Na segunda-feira (13) a visita será na Fazenda Relva, localizada no município de Terenos. Serão apresentados os resultados do Programa de Melhoramento de Nelore PO, cuja seleção é baseada na precocidade sexual, acabamento para terminação frigorífica e temperamento.

No segundo dia do Circuito será visitada a Fazenda Cachoeirão, localizada no município de Bandeirantes. Estão programadas as apresentações do Programa de Melhoramento de Nelore PO, a produção de novilho precoce e a integração lavoura pecuária.

Já na quarta feira (15) o grupo se desloca para Dois Irmãos do Buriti, na Fazenda Elge, pioneira em Mato Grosso do Sul na criação da linhagem Lemgruber e integrante do Programa desde de 2007. Neste mesmo dia o Circuito segue para a Fazenda Bahia Boa Vista, em Miranda, onde os produtores conhecerão o Programa de Melhoramento de Nelore PO em andamento desde o ano de 2001 quando aderiu ao Geneplus.

Na quinta e sexta-feira (16 e 17), as fazendas a serem visitadas serão a Bodoquena e a Aroeiras, localizadas nos municípios de Miranda e Corumbá, respectivamente. Nestas propriedades, além dos Programas de Melhoramento de Nelore PO, o grupo conhecerá mais proximamente a produção de gado comercial em grande escala na região do Pantanal.

O Programa Geneplus Embrapa

O Programa Geneplus é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador (selecionador), de forma a subsidiá-lo na utilização dos recursos genéticos para a produção de genética superior.

Desta forma, o objetivo da tecnologia é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização. Para isto, disponibiliza as avaliações genéticas de reprodutores, matrizes e produtos.

Assim, cada criador (selecionador) pode ter um programa próprio de melhoramento genético. A proposta da Tecnologia é assessorá-lo para que sejam alcançadas metas de qualidade de produto e produtividade, com a geração e criação de animais equilibrados e harmoniosos, de acordo com as características do sistema de produção e exigências do mercado.

O Programa Geneplus atende atualmente associações e criadores das raças zebuínas (nelore e sua variedade mocha, guzerá e brahman), taurinas (caracu, hereford, limousin e senepol) e compostas (brangus, braford, canchim e santa gertrudis) em vários estados brasileiros, na Bolívia e no Paraguai.