Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 18/12/2012

CTC e Esalq vão fazer pesquisas em conjunto sobre setor

Entre as pesquisas, devem ser desenvolvidos estudos para promover o melhoramento genético da cana.

Da Redação*

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) devem realizar pesquisas em conjunto sobre o setor sucroenergético. Na semana passada foi assinado um protocolo de intenção para aproximar as duas instituições de pesquisa.

Os trabalhos em parceria devem focar as áreas de melhoramento genético cana e culturas complementares, biotecnologia agrícola e industrial, geoprocessamento, estatística aplicada ao melhoramento, meio ambiente, irrigação, nutrição, processamento industrial, entre outras.

Para o diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho, trata-se da formalização de uma aproximação que representa um desejo antigo da Escola. "Esse é um momento que abre as portas de ambas as instituições para que membros de cada uma das equipes passem a delinear projetos práticos em parceria. Essa união de forças permitirá a integração de competências e a chance de sucesso certamente será maior".

Já José Gustavo Teixeira Leite, CEO do CTC, ressaltou que os dois lados tem muito a contribuir para o desenvolvimento do setor sucroenergético. "O aparato de conhecimento que a Esalqpode nos proporcionar é imenso. Estamos discutindo no CTC, neste momento, como aprimorar a carga de treinamento e educação continuada dos nossos profissionais. Temos a necessidade de que muito mais gente estude muito mais horas para atender aos desafios da elevação da produtividade que essa indústria demanda".

(*Com informações da Esalq)