Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 28/10/2014

Estudantes apresentam projeto durante feira sucroenergética em MS

Alunos são de três cursos de engenharia da UFGD.

Da UFGD

Alunos de três cursos de engenharia da UFGD representaram a Universidade na Agrometal 2014, feira sucroenergética que terminou na última sexta-feira (24), em Dourados. O evento é um dos maiores da região Centro-Oeste e reúne o público voltado à manutenção industrial para o setor sucroenergético e abrange, também, as áreas da agropecuária, da construção civil, do petróleo e do gás, do papel e da celulose.

Sob o projeto de extensão "UFGD Baja", 22 estudantes das engenharias Agrícola, Mecânica e de Energia da UFGD integram a Equipe Guaicurus Baja e participam da iniciativa Baja SAE, projeto de alcance mundial, organizado pela SAE, uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Em nível universitário, o projeto Baja SAE lança um desafio a alunos de engenharia, oferecendo a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar da iniciativa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção.

Nesse caso, os alunos da UFGD, junto a sete professores e um técnico administrativo, se organizaram como equipe para estudar, projetar e construir um protótipo de veículo que, após finalizado, disputará as competições Regional e Nacional com outros grupos de todo o Brasil. Além disso, a equipe precisa se dividir em hierarquia administrativa, como uma verdadeira montadora de veículos, onde se tem capitão e vice capitão de equipe, diretores, gerente de projeto e gerentes de subsistemas.

As competições são divididas em provas estáticas e dinâmicas, havendo nas estáticas a apresentação do projeto da equipe, comprovando a segurança do veículo e outros itens como design. Nas provas dinâmicas, o protótipo é testado quanto à resistência em pista de prova, frenagem, conforto, capacidade de tração, velocidade e aceleração, sendo a última prova o enduro de resistência, uma corrida com duração de quatro horas.

Além de todo o trabalho prático em equipe, o projeto de extensão, formulado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e coordenado pelo professor Natanael Takeo Yamamoto, possibilita a geração de tecnologia e produtos para o setor metal mecânico e automobilístico da região e visa apresentar a pesquisa em escolas públicas, incentivando o ingresso na carreira de engenharia.

Na Agrometal 2014, a equipe Guaicurus Baja apresentou o projeto ao público no estande do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e de Material Elétrico da Região da Grande Dourados (SIMMME). Para mais informações sobre a iniciativa: https://www.facebook.com/pages/Guaicurus-Baja-UFGD/872304349475929?sk=timeline.