Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 15/09/2014

Caravana Soja Brasil visita quatro polos agrícolas de MS

Técnicos vão passar por Naviraí, Maracaju, Chapadão do Sul e Dourados.

Da Famasul

A Caravana Soja Brasil começou sua viagem por Mato Grosso do Sul nesta segunda, dia 15, na cidade de Naviraí, no sudoeste do Estado a 370 km de Campo Grande. Depois, os técnicos vão seguir para Maracaju, no dia 17, Chapadão do Sul, no dia 19 e Dourados, nos dias 24 e 25.

No total, a Caravana Soja Brasil percorrerá 1.200 quilômetros em Mato Grosso do Sul, com programação que inicia às 8h30 e se estende até às 12h. O evento acontecerá na sede do Sindicato Rural de cada município, envolvendo também assuntos relacionados ao panorama da produção de grãos no Brasil e busca pela regularização às legislações vigentes.

Após percorrer os três municípios, a carreta seguirá para Dourados, onde acontecerá o lançamento oficial do plantio nacional de soja, safra 2014/15, no dia 24 de setembro, às 11h, no Sindicato Rural do município. “O projeto contribui com um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira: levar informações técnicas aonde o produtor rural está. Os municípios escolhidos são privilegiados por contarem com entidades de pesquisa como a Fundação MS, Fundação Chapadão e Embrapa, que amparam os agricultores com o desenvolvimento tecnologias”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

Em Dourados, no lançamento oficial do plantio da soja, além do Ministro da Agricultura, Neri Geller, está confirmada a presença do governado do Estado, André Puccinelli. “O Governo de Mato Grosso do Sul dá suporte e apoio às entidades que contribuem para o progresso na produção rural e que colaboram para o desenvolvimento estratégico de projetos a favor da agricultura”, afirmou o governador.

Para o presidente da Aprosoja/MS a reunião de autoridades locais, estaduais e nacionais, será oportuna para a avaliação da produção e demanda de novos benefícios. “Vamos iniciar a safra de soja valorizando o papel da produção rural do Estado, que baseia sua economia na agropecuária. Também entraremos em assuntos de interesse do produtor rural, como melhorias na logística, repasse de recursos, questão fundiária e outros entraves”, apresentou Saito, como proposta do evento que acontecerá em parceria com o Sindicato Rural de Dourados.

Ainda em Dourados, no dia 25 de setembro, serão apresentadas palestras técnicas aos produtores rurais, profissionais ligados ao setor e estudantes, com orientações sobre o controle de pragas e estratégias de mercado da soja e do milho. As apresentações terão apoio da Fundação MS, Fundação Chapadão, Seprotur e Embrapa Agropecuária Oeste.

Na edição passada o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras, entre outubro de 2013 a março de 2014. Neste ano, os técnicos que compõem a Caravana já passaram por Goiás e depois de Mato Grosso do Sul vão percorrer a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). O projeto pode ser acompanhado pelo site www.projetosojabrasil.com.br.