Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 27/08/2014

Vaca da Embrapa Gado de Corte é premiada na Expogenética em MG

Descoberta trouxe o prêmio de excelência: “Matriz Cláudio Sabino de Carvalho”.

Da Embrapa Gado de Corte

Descoberta volta pra casa depois de passar dez dias em exposição no Parque Fernando Costa, em Uberaba, MG, onde foi realizada de 16 a 24 de agosto a 7ª mostra da Expogenética - evento que reuniu mais de 500 animais participantes dos principais programas de melhoramento genético em andamento no Brasil, envolvendo as raças zebuínas. Na bagagem, a Descoberta trouxe um prêmio de excelência: “Matriz Cláudio Sabino de Carvalho” concurso que está em sua 3ª edição - e que leva este nome em homenagem a um dos mais destacados criadores da raça nelore, falecido no ano passado. No páreo seis matrizes, mas apenas três receberam diploma, dentre elas a Descoberta, de propriedade da Embrapa Gado de Corte, com sede em Campo Grande, MS.

A vaca da Embrapa que apresentou Índice de Produtividade Total de 102,3 e valor genético que a posicionou no percentil TOP 0,1%, que significa a melhor entre mil vacas, encheu de orgulho a equipe de melhoramento animal da Embrapa Gado de Corte que acompanha a vida desse e de outros animais. A Descoberta faz parte do rebanho Nelore Puro de Origem (PO) da Embrapa, que tem como responsável o pesquisador Luiz Otávio Campos da Silva que mesmo fora do Brasil acompanhou tudo de perto, desde a escolha até a saída dos animais para a Exposição em Uberaba. E para provar que a Descoberta é boa mesmo, ela foi acompanhada de seu filho Graveto, um touro de primeira linha de quatro anos e sete meses, que vive na mesma fazenda que a mãe premiada, em regime de criação a pasto.

Para participar desta premiação, o animal deve preencher uma série de requisitos como, por exemplo: idade de cinco a dez anos, ter tido no mínimo quatro partos, parido com até três anos e intervalo entre partos de no máximo 390 dias, além de possuir avaliação genética positiva – tudo documentado e comprovado, no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Dentre um total geral de mais de 400 mil matrizes ativas, apenas 62.870, de 583 diferentes proprietários, cumpriram estes pré-requisitos.

Descoberta possui registro genealógico definitivo (BRGC 0662), tem sete anos e nove meses e é filha de touro Provador de linhagem do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP). A mãe, Quietude GC, do próprio rebanho da Embrapa, é filha do touro Pradesh, informou o pesquisador Antônio do Nascimento Rosa da equipe de melhoramento animal da Embrapa que participou do evento proferindo palestra sobre o impacto econômico do uso de touros geneticamente superiores.

Segundo Antônio Rosa, o que se leva em conta em uma premiação de melhores matrizes, além da avaliação genética e da eficiência reprodutiva ao longo de sua vida, é o rigoroso atendimento ao padrão da raça e as características de conformação frigorífica, harmonia, funcionalidade e habilidade maternal.

O juiz que teve a responsabilidade de tomar esta decisão foi o médico veterinário Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, de renome internacional nesta função, que também é criador e vice-presidente da ABCZ. As matrizes da raça nelore que receberam o prêmio “Matriz Claudio Sabino Carvalho” foram a Descoberta da Embrapa, Ditada da Colonial, de Minas Gerais, e Farpa FIV Bonsucesso, do estado de São Paulo. Depois da longa viagem, a Descoberta volta para a Fazenda Modelo mais valorizada para se juntar às outras 99 matrizes que produzem touros Nelore para a Embrapa Gado de Corte.

A Expogenética é um evento promovido pela ABCZ. A programação constou de exposição de animais, leilões, palestras, workshop e premiações.

A apresentação sobre o impacto da genética zebuína melhoradora na pecuária brasileira abriu a programação do evento com debate e mesa redonda, onde o pesquisador da Embrapa Kepler Euclides Filho e outros especialistas participaram. Durante o evento também foi lançado o Sumário Nelore 2014 do Programa Geneplus-Embrapa, com palestra apresentada pelo zootecnista Paulo Roberto Costa Nobre da Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda., parceira da Embrapa Gado de Corte.