Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 20/08/2014

Beckhauser adota a tecnologia das baterias de lítio nas balanças

Principal vantagem é a maior resistência e tolerância na variação de recarrega.

Da Beckhauser

Na busca pelo que há de mais avançado no mercado, com o propósito de oferecer melhorias a seus parceiros, a Beckhauser – Manejo Racional e Produtivo adotou uma nova tecnologia para as balanças da linha idBECK. Todos os equipamentos, a partir de agora, são equipados com baterias de lítio, que atualmente é o que o mercado tecnológico oferece de mais moderno, sendo que o mesmo material é utilizado em notebooks, tablets e smartphones. Os equipamentos adquiridos antes do anúncio da modernização, também serão atualizados.

Os modelos idBECK 2.0 e idBECK 3.0 ganham a versão lítio. As baterias poderão ser carregadas na rede 110/220V, em baterias 12V ou ainda em tomadas 12V de automóveis. Até então, os indicadores idBECK utilizavam a tecnologia nmhi (bateria de hidreto metálico de níquel). Essas baterias demandam alguns cuidados no uso, para garantir uma vida útil mais longa. Assim como aparelhos celulares antigos, que precisavam ser carregados por completo e deixar que a carga se esgotasse 100% para dar carga novamente, para não criar “vício”, as baterias com tecnologia nmhi também funcionam desta maneira.

A principal diferença é que as baterias de lítio são mais resistentes e toleram variações na hora de carregar, já que nas fazendas, diferente do uso dos aparelhos celulares por exemplo, as balanças eletrônicas não costumam ser utilizadas com frequência diária. “E, na maioria das vezes, o equipamento fica até mais de mais de um mês sem uso. Com isso, o impacto é negativo para a bateria, que pode ser comparada com o que acontece com as baterias dos veículos, que quando ficam por muito tempo sem uso, acabam por descarregar por completo”, explica o responsável técnico por essa linha de produtos, Gustavo Beckheuser.

A empresa disponibilizará, ainda, uma versão externa da bateria, similar a uma fonte de notebook. “A escolha se deu pensando nos clientes que já têm equipamentos da linha de pesagem eletrônica da Beckhauser instalados. Pois, a nova bateria externa é desenvolvida para poder ser usada em qualquer modelo dos indicadores idBECK. A bateria poderá ser carregada nas mesmas fontes que os indicadores e, depois, basta conectá-la via plugue ao indicador para uso”, explica o presidente da empresa, José Carlos Beckheuser.