Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 11/06/2014

Alltech do Brasil lança primeira fábrica de algas do País

Aproximadamente 150 pessoas estiveram presente para prestigiar o evento.

Da Alltech

Em cerimônia oficial, nesta terça-feira, 10 de junho de 2014, a Alltech do Brasil celebrou o marco inicial da construção da Planta de Algas, em São Pedro do Ivaí, Paraná.

Este novo empreendimento da Alltech no Brasil gerará 200 empregos, entre diretos e indiretos, além de receber 140 milhões de reais em investimentos e aumentará a capacidade de produção 58% em relação a capacidade atual. No momento, o Brasil lidera as vendas de produtos à base de algas e no final de 2015, a empresa começa a produzir e exportar soluções com tecnologia exclusiva voltada à nutrição animal, de maneira natural.

Tecnologia

As algas são divididas em autotróficas e heterotróficas. As primeiras necessitam do sol para fazerem fotossíntese e então produzirem energia e as segundas utilizam o oxigênio do ambiente para o desenvolvimento e reprodução, sem a necessidade de luz. A Alltech utiliza algas heterotróficas em sua produção, pois podem ser facilmente cultivadas em ambiente controlado, sem contato com o meio externo, evitando o risco de contaminação.

Celebração

Guilherme Minozzo, vice-presidente da Alltech para América Latina, abriu a celebração que marca o início da construção da planta de algas em São Pedro do Ivaí, no Estado do Paraná, comentando sobre a Alltech e seus objetivos para o futuro no Brasil. "Nossa empresa está focada em dietas especiais para nutrição animal e vegetal e segue as tendências do mercado, trabalhando a questão sustentável e a produção natural", diz.

Com grande investimento em pesquisa, a Alltech busca promover a aplicação dos estudos rapidamente, a fim de oferecer ao mercado as inovações tecnológicas. "A experiência em algas na primeira fábrica da empresa foi um sucesso e por isto, o investimento veio para o Brasil", conta Mark Lyons, vice-presidente para Assuntos Corporativos, na segunda apresentação do evento.

"Buscamos criar tendências, gerar necessidades e surpreender os clientes", complementa Minozzo.

"O Brasil é, hoje, o segundo maior mercado da Alltech. Por que não ser o primeiro?", questiona Mark Lyons, sobre o futuro e as oportunidades do país. "As pessoas buscam algo diferente e as algas são as peças-chaves para conquistar novos mercados. O futuro da nutrição está em alimentos funcionais e nós estamos buscando fazer a diferença".

Esta celebração contou com a presença de autoridades do governo, como a Prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa e o secretário de indústria e comércio, Horário Monteschio, como representante oficial do governador do Estado. Ambos ressaltaram a importância da Alltech para a cidade e o Estado, principalmente em se tratando do investimento no mercado interno.