Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 16/05/2014

Novas tecnologias trazem mais sustentabilidade para a vinhaça

Usinas podem usar a vinhaça para produzir biogás.

Da assessoria

A geração de energia renovável com o uso do biogás, produzido a partir da vinhaça, deve melhorar o balanço energético e trazer mais sustentabilidade ao processamento da cana-de-açúcar nas usinas. Essa observação faz parte da apresentação do consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), André Elia Neto, durante o 2° Congresso de Biogás e Bioeletricidade, em São Paulo.

“Essas novas tecnologias devem trazer mais sustentabilidade ao resíduo que hoje é amplamente reutilizado pelo setor na fertirrigação do solo. Ganhos no balanço energético virão com o uso de biometano para substituir o combustível fóssil e gerar oportunidades de novas receitas para o setor,” explicou.

Elia Neto frisou que o setor vem buscando a viabilidade econômica de inovações tecnológicas que envolvem a vinhaça, tanto na produção de biogás como na concentração de vinhaça. Ele vê com bons olhos os incentivos que o governo do estado de São Paulo tem fomentado na obtenção de energias renováveis, frisando que o potencial da bioeletricidade a partir do biogás da vinhaça é de 1% do consumo nacional elétrico e cerca de 2% do consumo paulista, nas condições base de 2011, o que é bastante significativo.

O consultor da UNICA participou do painel denominado “Biogás a partir da vinhaça”, e discorreu sobre aspectos técnicos e econômicos relevantes para a produção de biogás e biometano a partir da vinhaça, além de benefícios ambientais dessa alternativa energética. O Congresso reuniu diversos especialistas, entre eles o subsecretário de Energias Renováveis do Governo do Estado de São Paulo, Milton Flávio Marques Lautenschlager, que abordou políticas para inserção do biogás como fonte energética, enfatizando o seu potencial na mitigação das emissões de Gases do Efeito Estufa.

O subsecretário esteve recentemente no Comitê de Sustentabilidade, organizado pela UNICA, em 15/04, quando debateram o Programa Paulista de Biogás e os incentivos já oferecidos para a produção de biogás e biometano e outros que poderão vir a ser concretizados em breve.

Congresso

A Conferência de Biogás e Bioeletricidade 2014, uma iniciativa da Página Sustentável, foi realizada n os dias 28 e 29 de abril no Hotel Golden Tulip Belas Artes, em São Paulo. A programação contou com a participação de representantes da Embrapa Agroenergia, da Petrobras, Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Instituto Socioambiental Brasil (ISAB) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), entre outros.