Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 19/11/2012

Embrapa participa de seminário global de bioenergia na Itália

Sociedade Global de Bioenergia discute a produção sustentável de bioenergia no planeta.

Da Redação*

Os indicadores, estabelecidos em 2011 pela Sociedade Global de Bioenergia – GBEP, sob os três pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico), pretendem guiar qualquer análise feita em bioenergia no nível doméstico com uma visão para informar as tomadas de decisão e facilitar o desenvolvimento sustentável da bioenergia.

Dentro dessa perspectiva, a GBEP organizou seminários, reunião e workshop, está semana, em Roma na Itália. Nesta quinta-feira, 15, durante o seminário sobre viagens e estudos para capacitação e treinamento sustentável, o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Souza (em destaque na foto - Crédito: Embrapa Agroenergia), ministrou palestra sobre o tema “Promovendo a implantação de bioenergia sustentável – o pilar social”.

Durante sua explanação, Souza apresentou os trabalhos desenvolvidos pela unidade e também falou sobre as sinergias e complementaridades da produção de alimentos e energia no Brasil, apresentando programas de relevo na área, como o Selo Combustível Social, que inclui agricultores familiares na cadeia produtiva do biodiesel.

A programação da semana começou com visita de campo, na segunda-feira. As discussões iniciaram-se com o ECOWAS-GBEP Workshop sobre Avaliação e Mapeamento de Recursos Bioenergéticos, que ocorreu na terça e quarta-feira.

Nesta sexta-feira (16), último dia do evento, acontece a 3ª reunião do Grupo de Trabalho GBEP em Capacitação para Bioenergia Sustentável e 14ª reunião do Comitê de Direção GBEP.

(*Com informações da Embrapa Agroenergia)