Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 08/05/2014

Curso de análise de imagens de sementes ainda recebe inscrições

O evento será em Piracicaba (SP), de 03 a 05 de junho de 2014.

Da assessoria

Seguem até o dia 12 de maio as inscrições para a segunda edição do Curso sobre Análise de Imagens de Sementes e Plântulas, promovida pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). O evento será em Piracicaba (SP), de 03 a 05 de junho de 2014 e as vagas são limitadas. A formação é destinada a estudantes, profissionais e representantes de empresas da cadeia produtiva de sementes. Tem como objetivo oferecer treinamento em técnicas de análise de imagens em sementes e plântulas para aplicação em pesquisas e programas industriais de controle de qualidade de sementes.

Apoiado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), o curso fica a cargo dos professores Silvio Moure Cicero (Coord.), Julio Marcos Filho e Francisco Guilhien Gomes Junior, profissionais da USP/ESALQ, e pela professora Maria Laene Moreira de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Pesquisas e indústria de sementes

Nos últimos anos, as pesquisas sobre análise de imagens foram intensificadas no país. Em 2012, a Abrates ofertou o curso pela primeira vez no Brasil. Aliando resultados de trabalhos de investigação, membros do laboratório de sementes da USP/ESALQ, em conjunto com a UFLA, desenvolveram um plano de curso para suprir a demanda por capacitação no setor. “A Análise de imagens oferece muita precisão nos resultados”, avalia o Prof. Silvio Moure Cicero.

Com informações de grande valia tanto para o segmento de pesquisa, quanto para as empresas produtoras de sementes, a formação abordará três pontos principais: teste de raios X para avaliação ocorrência de injúrias em sementes; determinações computadorizadas de variações na morfologia interna de sementes e sua associação com o desempenho de sementes; avaliação automatizada do vigor de sementes baseada no desenvolvimento de plântulas.