Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 26/03/2014

Pesquisadora do CTC recebe Prêmio Hiroshi Kimati

Aline Zavaglia, vencedora na categoria de pós-graduação, obteve o maior acerto na identificação de doenças mostradas em imagens.

Da assessoria

A pesquisadora fitopatologista do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, Aline Cristine Zavaglia, foi vencedora do Prêmio Hiroshi Kimati. A premiação foi entregue durante o XXXVII Congresso Paulista de Fitopatologia, realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro na Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP) em Botucatu (SP).

O prêmio, que leva o nome do famoso fitopatologista, é entregue nas categorias de graduação e pós-graduação para quem obtiver melhor desempenho (maior número de acertos) no concurso de diagnose de doenças, utilizando apenas imagens digitais de sintomas e sinais das diferentes doenças das culturas cultivadas. “Durante alguns segundos foram mostradas 20 imagens de sintomas de doenças na planta ou de microscopia do agente causal da doença. Então tivemos que responder o nome da doença e o nome científico do agente causal”, explica Aline.

A pesquisadora do CTC foi vencedora na categoria pós-graduação, que reúne alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Aline é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e aluna de mestrado em Fitopatologia na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). “Por ser pesquisadora fitopatologista do CTC meu mestrado é diretamente relacionado com minha função dentro da empresa”, afirma Aline.