Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 12/11/2012

Embrapa intensifica estudos em MS para atender demanda do setor

Instituição pesquisa variedades, remoção de palha e mitigação de gases no plantio.

Dourados (MS) – A Embrapa Agropecuaria Oeste, em Dourados, intensificou nos últimos cinco anos as pesquisas voltadas para o setor sucroenergético. O objetivo é atender a crescente demanda do segmento, em razão do ciclo de expansão em Mato Grosso do Sul.

Segundo o chefe adjunto de Pesquisas e Desenvolvimento da instuição, Guilherme Lafourcade Asmus, disse nesta quinta-feira (8), durante o 4º Seminário Açúcar Ético, uma das principais diretrizes do trabalho é com o desenvolvimento de cultivares mais adequadas as condições do Estado.

Além desta linha de pesquisa, Asmus comentou que a instituição também desenvolve estudos sobre a remoção da palha da cana após a colheita e, em como isso implica na dinâmica de absorção de carbono e nitrogênio, na mitigação de gases do efeito estufa, na biomassa e atividade microbiana e na compactação do solo.

Asmus também adiantou quais serão os focos de novos trabalhos da instituição voltados para área de bioenergia. Entre eles estão pesquisas sobre o uso do sorgo sacarino como matéria-prima complementar a cana para a produção de etanol.