Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 26/02/2014

Agricultura familiar será destaque em Dia de Campo na Fundação MS

Tecnologias para horticultura, flores, folhagens e pecuária de leite serão repassadas a pequenos agricultores de oito municípios.

Da assessoria

Nesta quinta-feira, 27, será realizado na Fundação MS, em Maracaju, mais um tradicional Dia de Campo, em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O evento começa a partir das 08h. Desta vez, o assunto enfocado no evento será a agricultura familiar e contará com a participação de pequenos agricultores assentados das cidades de Paraíso das Águas, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina.

As palestras serão ministradas por 15 técnicos da Agraer. Os agricultores terão a oportunidade de visitar plots e conhecer algumas tecnologias utilizadas para a produção. No caso da horticultura, serão apresentados fertilizantes líquidos e o equipamento correto para a aplicação. Já para flores e folhagens, serão expostas variedades, suas características, utilização e comercialização.

Além disso, os participantes poderão conhecer melhor o “PAIS” (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Trata-se de uma tecnologia social que visa apoiar a implantação de hortas em formato circular em pequenas propriedades rurais, sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos, seguindo os princípios de produção sustentável.

Outro assunto discutido será a pecuária de leite. Nesta área, os visitantes receberão informações sobre a sanidade e higiene da ordenha, manejo intensivo de pastagem e novos conhecimentos sobre a combinação de cana e ureia, e coleção de forrageiras (gramíneas e leguminosas).

Além de conduzir a Mostra da Agricultura Familiar ao longo de todo o ano, apoiando e estimulando a participação dos pequenos agricultores nos eventos, a Fundação MS participará do dia de campo por meio de uma palestra institucional.

De acordo com o pesquisador da Fundação MS, Alex Melotto, os dias de campo são fundamentais para a difusão continuada do conhecimento, com foco nas tecnologias que estão sendo utilizadas na Mostra da Agricultura Familiar que há na Estação Experimental da instituição. “É importante que a informação seja repassada aos produtores o ano todo, e não somente no Showtec. Esses eventos específicos dão ao participante a oportunidade de ver as tecnologias com mais calma, interagindo com o pesquisador ou técnico”, conclui Melotto.