Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 21/02/2014

Embrapa vai lançar nova variedade de pastagem na Dinapec em MS

Evento será realizado em Campo Grande entre os dias 12 e 14 de março.

Da assessoria

A Embrapa Gado de Corte vai lançar a nova cultivar de Panicum maximum, a BRS Zuri, durante a Dinapec (Dinâmica Agropecuária), que será realizada no período de 12 a 14 de março, na sede da Empresa em Campo Grande. Com alto grau de resistência à mancha das folhas, causada pelo fungo Bipolaris maydis, a cultivar é indicada como mais uma opção para diversificar e intensificar o sistema produtivo e também em substituição ao Tanzânia em propriedades atingidas pelo fungo. Ela apresenta, ainda, alta resistência à cigarinha-das-pastagens.

De acordo com o pesquisador Rodrigo Barbosa, a produção da forrageira é compatível à produção do Mombaça, que hoje é um dos materiais mais produtivos existentes no mercado. Ele recomenda que o manejo da BRS Zuri seja sob pastejo rotacionado, devido ao crescimento cespitoso da planta. Assim como as cultivares Tanzânia e Mombaça, tem crescimento vigoroso principalmente em condições de solo com alta fertilidade. “Por ser um material exigente em fertilidade, não recomendamos o uso em solos muito fracos, a não ser que seja feita adubação de reposição de acordo com as exigências da planta”, acrescenta o pesquisador.

Avaliações

As avaliações para seleção da nova cultivar, coordenadas pela pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Liana Jank, foram realizadas em Mato Grosso do Sul, Brasília, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre. “A cultivar apresentou ampla adaptação em todos esses locais, porém a comercialização, feita pela Unipasto, será realizada apenas na região Norte e no Cerrado. A previsão é que esteja disponível aos produtores ainda este ano”, explica Liana.

O trabalho de avaliação contou com a parceria da Embrapa Acre (Rio Branco), Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Roteiros tecnológicos

Durante a Dinapec, além da BRS Zuri, o roteiro tecnológico “Novas cultivares forrageiras” apresentará informações sobre a BRS Paiaguás, cultivar lançada pela Embrapa Gado de Corte em 2013 e que já está sendo comercializada.

Já o roteiro “Manejo de pastagens” inclui: cultivares BRS Tupi, Comum e Lhanero; estabelecimento e manejo de pastagens em sistema rotacionado; projeto Sudeco: recuperação de pastagens degradadas; adubação foliar: demonstração de aplicação em pastagens; adubação de pastagem e Régua de Manejo de Pastagens.