Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 28/01/2014

Caravana da Embrapa contra Helicoverpa faz três paradas em MS

Grupo vai repassar conceitos e táticas do manejo integrado de pragas.

Do CanaNews

A Caravana da Embrapa, grupo formado por técnicos da instituição que estão visitando diversos estados do País levando informações sobre ameaças fitossanitárias, em especial, a da lagarta Helicoverpa armigera, estará passando por três municípios de Mato Grosso do Sul nesta semana.

Nesta terça-feira (28), os técnicos vão ministrar palestras a produtores rurais, extensionistas e técnicos agrícolas de Dourados e região. O encontro será às 8 horas, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste.

Na quarta-feira (29), a Caravana segue para Naviraí. No município, o encontro será realizado no auditório da Copasul, também às 8 horas. Por fim, no quinta-feira (30) o grupo se reúne às 13h30, com produtores rurais, extensionistas e técnicos agrícolas de São Gabriel do Oeste, no auditório da prefeitura.

De acordo com a Embrapa, conceitos e táticas do manejo integrado de pragas, bem como tecnologias recentes de manejo, serão expostos em uma palestra dividida em cinco módulos. Em cada módulo, um pesquisador especialista repassará orientações para extensionistas, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, para fazer deles os multiplicadores dessas informações junto aos produtores.

Ao final da palestra, será aberto um debate com os participantes, quando todos os pesquisadores da caravana poderão tirar dúvidas e prestar outras orientações necessárias. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e já passou por Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Piauí.