Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 27/01/2014

CESB quer aumentar em 42% a média de produtividade da soja no Brasil

Entidade que ampliar média de 47 sacas por hectare para 67 sacas por hectare.

Anderson Viegas

Aumentar em 42% a produtividade da soja no Brasil, passando da média de 47 sacas por hectare para 67 sacas por hectare. Esse é o objetivo do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), segundo apresentou nesta quarta-feira (22), o seu diretor-presidente, Orlando Martins, em palestra no Showtec, em Maracaju.

Martins destacou que uma das ferramentas para promover esse aumento é o Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja. A premiação foi criada na safra 2008/2009, para estimular os produtores a utilizarem praticas inovadoras que possam ampliar de modo significativo o rendimento das lavouras.

Na safra passada o campeão do desafio foi o produtor Hans Jan Groenwold, de Castro, no Paraná, que conseguiu uma produtividade de 110,5 sacas de soja por hectare.

O diretor-presidente do CESB disse que a entidade pretende realizar um estudo a partir dos casos de sucesso do produtor paranaense para identificar quais as ações que o produtor adotou e que resultaram nesses ganhos e depois replicá-las em todo o País.

“Aumentar a produtividade significa aumentar a rentabilidade do negócio. Um Um estudo apontou que com 47 sacas de soja por hectare, o produtor tem um lucro líquido de 15 sacas, já com média de 67 sacas de soja por hectare, esse lucro sobe para 30 sacas”, concluiu.