Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 31/10/2012

Fórum de Inovação e Sustentabilidade é aberto oficialmente em Dourados

Evento segue até esta quarta-feira com 50 atividades previstas

Sebrae/MS

O Sebrae/MS realizou oficialmente na noite desta terça-feira (30) a abertura oficial do Fórum de Inovação e Sustentabilidade, que pretende reunir até esta quarta-feira 850 pessoas no Pavilhão de Eventos Teodardo Leitz, em Dourados.

“Sabemos que mais de 90% das empresas sul-mato-grossenses são micro ou pequenos negócios. Nosso objetivo tem sido trabalhar no desenvolvimento sustentável de todas elas e o grande desafio é fomentar as cadeias produtivas para que cada uma atue de forma integrada”, afirma Maristela França, diretora de operações do Sebrae no MS. Segundo ela, neste mês de outubro, a entidade já realizou mais de 100 ações na área de Inovação no Estado.

Durante a solenidade, a vice-prefeita de Dourados, Dinaci Ranzi, lembrou que esta é a segunda grande iniciativa da entidade de apoio ao empresários no ano na região. “A Feira do Empreendedor, realizada em junho, já havia sido um sucesso. E é um motivo de muita alegria ter mais um evento que contribui para o desenvolvimento do nosso território”.

Já Antônio Freire, presidente da Federação das Associações Empresariais do município e Conselheiro do Sebrae, destaca que 68% dos impostos arrecadados e 79% dos empregos gerados no MS vêm da micro e pequenas empresas.

Participaram ainda o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a gerente adjunta de agronegócios do Sebrae Nacional, Fátima Lamar, João Grandão, a secretária municipal de Agricultura, Turismo e Comércio da cidade, Neire Colman, o presidente da Associação Comercial do município, Francisco Custódio e o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli.

Para esta quarta-feira estão previstas mais 50 atividades, incluindo a palestra ‘Como começar um projeto inovador startup’, no setor de comércio e serviços; ‘Planejamento e gestão na criação do produto’, na área da indústria; e ‘Como vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE’, entre os temas no agronegócio; além de vários outros assuntos.