Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 08/11/2013

Unica comemora lançamento de veículos da linha flex da BMW

Linha deve ser anunciada oficialmente em dezembro pela montadora alemã.

Do CanaNews com informações da Unica

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) está comemorando o lançamento da linha de veículos flex da montadora alemã BMW, que serão produzidos especialmente para o mercado brasileiro. Segundo a entidade, os primeiros modelos, circulando em fase de testes já foram flagrados circulando em Santa Catarina.

O consultor de Emissões e Tecnologia da única, Alfred Szwarc, disse que não se trata apenas de mais uma linha de carros capazes de rodar com 100% de etanol, mas de uma nova tecnologia. “O que a montadora está introduzindo no mercado é um sistema inteligente, equipado com um turbo de dois estágios, que permite operar de modo eficiente com etanol ou gasolina, sem risco de batida de pino no motor, um importante desafio vencido pela montadora,” explica.

Szwarc diz que a tecnologia ActiveFlex pela BMW representa um grande pulo na corrida pela inovação tecnológica. “O pacote de novidades inclui, também, um sistema de injeção direta que dispensa o sistema auxiliar de partida a frio. Se a diferença no consumo de etanol em relação à gasolina for melhor do que os tradicionais 70%, que qualquer veículo Flex consegue, então a tecnologia será, de fato, a referência para o mercado”, comenta.

De acordo com a Unica, o anúncio oficial da linha flex da BMW será feito junto com o lançamento da pedra fundamental da futura fábrica da montadora em Araquari (SC), em dezembro. Para a construção da planta, que terá capacidade instalada de 32 mil veículos por ano, a empresa pretende investir cerca de R$ 600 milhões, gerando 1,3 mil novos postos de trabalho na região de Joinville.