Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 05/11/2013

Dow faz parceria com ABCZ para disseminar novas tecnologias de pastagens

Ação faz parte do compromisso da cadeia pecuária em promover a sustentabilidade no setor.

Dow AgroSciences

A Dow AgroSciences, presente há mais de 50 anos no mercado de pastagens no Brasil e líder no segmento de herbicidas, e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), maior entidade da pecuária zebuína no Brasil – segmento que representa cerca de 80% do rebanho bovino nacional – oficializam, no dia 1º de novembro, parceria com duração inicial de três anos para o desenvolvimento e a disseminação de inovações em melhoramento da genética bovina e de tecnologia de pastagens.

Consolidada em pesquisa e desenvolvimento para o mercado de pastagens, a Dow AgroSciences busca soluções inovadoras para reforçar o seu relacionamento com o pecuarista e contribuir para o aumento da produtividade do rebanho bovino do país de forma sustentável.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu conta com cerca de 20 mil associados e atua no registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas, contribuindo para o aumento sustentável da produção de carne e leite.

A partir da parceria com a Dow AgroSciences, a ABCZ proverá a seus associados conhecimentos sobre a recuperação e o aumento da produtividade das pastagens, fator que está diretamente ligado à da nutrição animal, uma vez que o gado no Brasil é produzido basicamente a pasto.

O acordo prevê que tecnologias poderão ser multiplicadas entre os produtores ligados aos Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) e Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela ABCZ. Os programas visam contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e, consequentemente, a renda do pequeno e médio produtor rural.

A cooperação prevê ainda a criação de cursos técnicos direcionados aos profissionais de campo da Dow AgroSciences e da ABCZ na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), que conta com forte tradição na área de Zootecnia, e a participação nas feiras Expozebu e Expogenética.

Ao longo de 2014, estão programadas pesquisas e demonstrações técnicas para soluções na área de pastagens na Estância Orestes Prata Tibery Jr (antiga Estância Zebu) e a promoção de pelo menos 30 Dias de Campo em todo o Brasil.

“A associação com a ABCZ é uma forma de reforçar o compromisso Dow, ao lado desta grande instituição, em proporcionar conhecimentos em tecnologia de produção a pasto para os pecuaristas”, na avaliação de Roberto Risolia, Gerente de Sustentabilidade em Pastagem na DowAgroSciences.

“A melhoria de qualidade das pastagens é um dos pilares do trabalho da ABCZ em prol do aumento de produtividade da pecuária brasileira. Esta parceria com a Dow, empresa reconhecida globalmente por sua atuação no segmento, reforça esse compromisso e certamente gerará importantes resultados para a cadeia produtiva da carne e do leite”, assinala Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ.