Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 25/10/2013

Beraca amplia linha de produtos destinados ao setor sucroenergético

Empresa lança soluções sustentáveis que otimizam a produtividade

Da Redação

Para fortalecer a sua atuação no setor sucroalcooleiro, a Beraca, empresa brasileira que investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, amplia o portfólio para atender todas as etapas do processo produtivo em usinas. Entre as novidades estão o Clarificante (Beraçúcar), os Anti-incrustrantes, o Antiespumante, o Dispersante e o Nutriente (Beralcool), soluções sustentáveis capazes de otimizar a produtividade, agregando valor ao cliente e ao mercado.

"O setor sucroalcooleiro ainda crescerá muito nos próximos anos. A estimativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) é de que até o ano de 2020 o Brasil precisará de, ao menos, 100 novas usinas. Dessa forma teremos condições de dobrar a produção do etanol e atender a crescente demanda pelo produto. A entidade ainda mostrou que o consumo de combustíveis deverá aumentar em 50% nos próximos oito anos. Diante desse cenário, nossa proposta é fornecer uma linha completa de soluções para o segmento, mostrando que a produção de álcool e açúcar pode ser sustentável e lucrativa", analisa Rafael Alves, Gerente Comercial da área de Usinas na Beraca.

A Beraca desenvolveu soluções para cada etapa da produção de álcool. Entre eles, o Antiespumante que, por possuir formulação balanceada, auxilia no controle da espuma formada no processo fermentativo, minimizando transbordamentos e aumentando o volume útil das dornas. Além disso, para o controle preventivo das espumas, foi desenvolvido também o Dispersante, que pode ser adicionado ao mosto, caldo de cana ou melaço misturado com água, cubas e dornas.

Ainda para utilização no processo fermentativo, será apresentado o Nutriente (Beralcool). O produto foi desenvolvido para suprir as deficiências nutricionais do substrato, estimulando e ativando as funções desenvolvidas pelas células. O produto ajuda a favorecer o metabolismo das leveduras, proporcionando uma fermentação mais eficiente. Faz parte também da nova linha o Anti-incrustrante para coluna de destilação, com funções específicas no controle e eliminação de substâncias incrustrantes.

Já para a produção do açúcar, a aposta é o Clarificante (Beraçúcar), indicado para aplicação no caldo de obtenção do açúcar. Sua composição proporciona condições favoráveis para a precipitação de substâncias formadoras de cor, que podem ser facilmente retiradas por meio da decantação/flotação. Já para a etapa de concentração do caldo, o indicado é o Anti-incrustrante para evaporação. Seu uso durante o processo de evaporação do caldo permite a eliminação substâncias incrustrantes.

Além dos lançamentos, um dos carros chefe da divisão de usinas é o Diox® (dióxido de cloro). Entre os benefícios do produto está a capacidade de substituir os antibióticos convencionais no processo de fermentação em usinas.

"Com o uso dessa tecnologia é possível comercializar a levedura excedente para outras empresas, como as que atuam na fabricação de ração animal ou alimentação parenteral. Além disso, o gasto com sua aplicação é até quatro vezes menor, melhorando a relação custo-benefício das operações. Para se ter uma ideia, em alguns casos, o produto se paga apenas com o incremento na comercialização do excedente de levedura, sem a necessidade de mais investimentos por parte da companhia", aponta o especialista da empresa.

Sobre a Beraca

Genuinamente brasileira, com 57 anos de atuação em diferentes segmentos, a BERACA, por meio de sua divisão Water Technologies, disponibiliza ao mercado soluções integradas para o tratamento de águas industriais e saneamento básico. Presente em vários países e em todos os estados brasileiros, a divisão garante o fornecimento de produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços.