Canais de Notícia

Ciência & Tecnologia

Publicada em 29/10/2012

Senai de Dourados é referência em qualificação e serviços técnicos

Os serviços do LabSenai Alimentos têm contribuído com o controle de qualidade dos produtos fabricados pelas indústrias da região

Fiems

Nos últimos 5 anos, o CetecSenai Dourados consolidou-se como a principal referência na qualificação profissional e no oferecimento de serviços técnicos e tecnológicos para atender as demandas das indústrias da região sul de Mato Grosso do Sul. Com dois laboratórios da Rede LabSenai (LabSenai Alimentos e LabSenai Automação) e 4 laboratórios didáticos (físico-químico, microdestilaria de etanol, processamento de grãos e extração de óleo e segurança do trabalho), a entidade conta também com uma unidade móvel do vestuário com tecnologia CAD (design assistindo por computador), uma unidade móvel de mecânica de máquinas agrícolas, um laboratório móvel de alimentos e um CTV (Centro Tecnológico do Vestuário).

Os investimentos no CetecSenai Dourados, incluindo a recente inauguração de 4 laboratórios didáticos, bem como a ampliação da área original das oficinas de mecânica diesel e de mecânica agrícola, têm contribuído ainda mais com o apoio técnico e tecnológico disponibilizado pela entidade e tão necessário para atender o setor industrial do município. “A região da grande Dourados está em processo de expansão industrial e é nosso compromisso apoiar as indústrias, gerando mais empregos e melhores salários”, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

LabSenai

Inaugurado em 2008, o LabSenai Alimentos é o carro-chefe do complexo laboratorial montado no CetecSenai Dourados para atuar no controle de qualidade dos produtos fabricados pelas indústrias de Mato Grosso do Sul, que é composto ainda pelo CPA (Centro de Processamento de Alimentos) e pelo laboratório móvel de alimentos. Nos últimos três anos, esse complexo foi responsável pela realização de mais de 20 mil ensaios físico-químicos e microbiológicos junto às empresas das mais variadas regiões do Estado.

Segundo o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, o complexo utiliza tecnologia de ponta para atender as necessidades da indústria e conta com profissionais altamente qualificados, ambientes tecnicamente adequados, excelência de serviços e atendimento integral, incluindo consultorias na implantação de programas de autocontrole, desenvolvimento de novos produtos, elaboração de manual de boas práticas de fabricação, procedimento operacional padrão e adequação de layout. “As empresas precisam fazer sistematicamente o controle de qualidade dos produtos para atender as normativas dos órgãos fiscalizadores e o LabSenai Alimentos trabalha aplicando programas de autocontrole para que as indústrias possam melhorar a condição higiênica e sanitária dos seus produtos”, explicou.

O CetecSenai Dourados ainda conta com o LabSenai Automação, que está instalado na unidade desde julho de 2009 e tem oferecido para as empresas da região soluções em programação de microcontroladores, CLP (Controladores Lógico-Programáveis), inversores de frequência e soft starter, consultoria em eletropneumática e eletrohidráulica, além de otimização de processos e layout industrial. Integrando a rede nacional do PSATI – Programa Senai de Automação e Tecnologia da Informação –, o laboratório também oferece assessoria técnica para as indústrias na área de automação, como consultoria em acionamentos elétricos, elaboração de projeto de quadro de comando.

Qualificação profissional

Na parte de formação profissional, o CetecSenai Dourados disponibiliza inúmeros cursos nas modalidades de aprendizagem industrial, técnica de nível médio, qualificação, iniciação, especialização, superior e pós-graduação. Além disso, neste ano a unidade foi contemplada no maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul lançado em julho pelo presidente Sérgio Longen, o Senai Educa Qualificação, que oferece ao longo deste 2º semestre 28.048 vagas, das quais 25.810 gratuitas, em 143 cursos distribuídos por 23 cidades.

Somente para Dourados foram disponibilizadas 2.284 vagas em diversos cursos com a finalidade de amenizar o principal gargalo da indústria do Estado, que é a falta de mão de obra qualificada. “O Programa Senai Educa Qualificação integra o empenho de contribuir para amenizar o grande déficit por mão de obra qualificada no Estado. Um dos principais méritos do Programa é interiorizar as ações para os municípios sul-mato-grossenses que não contam com unidades fixas do Senai. Assim, vamos contribuir para melhorar a competitividade das indústrias e promover a geração de renda e de empregos”, argumentou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.

Além disso, o CetecSenai Dourados desenvolve, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Programa Qualifica Dourados, que no ano passado foi responsável pela formação de mais de 600 pessoas em 9 cursos gratuitos e neste ano está qualificando mais de 500 trabalhadores em 13 cursos gratuitos. Segundo Sidnei Pitteri Camacho, vice-presidente regional da Fiems, o empenho do Sistema Indústria na qualificação da mão de obra é diretamente proporcional à demanda das indústrias da região por profissionais capacitados.