Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 30/08/2013

Escoamento é entrave para a cidade do quarto maior IDR do país

São Gabriel tem como principal desafio a logística dos grãos até os portos.

Famasul

São Gabriel do Oeste (MS), que recebeu a quarta colocação no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Rural tem como principal desafio a logística dos grãos até os portos. O IDR mede o desenvolvimento no campo com dados econômicos, sociais, demográficos e ambientais. “Os agricultores cumprem com seu papel de competência e excelência, mas se deparam com a ineficiência dos portos”, enfatizou o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Júlio Bortolini, durante o Circuito Aprosoja na última quarta-feira (28), no Lions Clube do município.

O IDR de 0,82 do município, de acordo com Bortolini, não diferencia São Gabriel do Oeste do restante dos produtores de grãos do Brasil, que acabam por armazenar parte da produção de milho e soja em caminhões nas filas dos portos de Santos e Paranaguá, arcando com despesas de diárias de caminhoneiros e perdendo preço e qualidade das commodities.

Em apoio ao discurso de Bortolini, o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), Almir Dalpasquale, afirmou que há descaso com o produtor, mas vê com otimismo as ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “O setor produtivo tem representação. Diariamente verifico ações em busca de avanços quanto ao escoamento dos grãos por parte da presidente da CNA, Kátia Abreu. Mas é preciso que sejamos conscientes de que muitas mudanças no Brasil acontecem a longo prazo”.

Além do escoamento foram discutidos no Circuito Aprosoja os temas “Sucessão Familiar” e “Programa Soja Plus”, que atenderá agricultores de 15 municípios de Mato Grosso do Sul, com ações teóricas em sala de aula e assistência técnica individual gratuita nas propriedades inscritas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) formará 20 turmas com 25 produtores rurais cada, até a segunda quinzena de setembro para que se inicie a atividade do Soja Plus MS.

Os produtores rurais interessados na qualificação gratuita deverão buscar informações no sindicato rural do seu município, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) ou pelo site www.aprosojams.org.br.

Circuito

O Circuito Aprosoja percorre Mato Grosso do Sul com palestras e informações técnicas sobre o agronegócio, na finalidade de auxiliar os produtores rurais na conquista da excelência quanto a produção e gestão das propriedades do Estado.

Em 2012, o Circuito Aprosoja atendeu 1.252, entre agricultores, acadêmicos e técnicos do setor. Neste ano os palestrantes do Circuito já levaram conhecimento aos profissionais dos municípios de Ponta Porã, Dourados, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. As próximas etapas serão desenvolvidas em Amambai, Naviraí e Campo Grande.