Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 29/08/2013

Fórum no PR discute desenvolvimento do diesel de cana-de-açúcar

Um dos assuntos é quais são os fatores necessários para a consolidação do diesel de cana como solução alternativa ao diesel convencional.

Da Redação*

O mercado de motores com a tecnologia Diesel tem fomentado o desenvolvimento de estudos e descobertas de combustíveis alternativos. Para avaliar e discutir o cenário será realizado em Curitiba o 10º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel. O encontro será ralizado nesta quarta e quinta-feira (dias 28 e 29 de agosto), na Expo Unimed Curitiba.

Promovida pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o fórum conta com uma grade de painéis especialmente planejada para apresentar ao público especializado tudo o que cerca o mercado Diesel, inclusive os tipos de combustíveis disponíveis.

Combustíveis

O coordenador comercial de Combustíveis da Amyris Brasil, Guilherme Gaspar, irá discutir quais os fatores de sucesso necessários para consolidação do diesel de cana como solução alternativa ao diesel convencional (fóssil) para as frotas metropolitanas e também outras aplicações.

De acordo com Gaspar, o diesel de cana não é apenas mais um combustível renovável, ele vai além dos biocombustíveis disponíveis no mercado, pois sua performance é superior até mesmo a do combustível fóssil que poderá substituir. “Essa diferença é evidenciada pelas suas características, como alta pureza, número de Cetano, estabilidade no armazenamento e seu ótimo comportamento em temperaturas mais frias”, explica.

Segundo o especialista, no médio e longo prazo as perspectivas do uso desse combustível são extremamente positivas, visto que a sociedade está amadurecendo e compreendendo de modo mais acurado o papel dos biocombustíveis no aumento da sustentabilidade. “O diesel de cana ganha cada vez mais importância, não apenas por possibilitar um meio de transporte mais sustentável, sem investimentos em adaptação da tecnologia atual, mas por ser uma alternativa estratégica para a redução da dependência de petróleo importado”, argumenta.

De acordo com Renato Mastrobuono, chairman do fórum e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, o Fórum Diesel vai mostrar e debater a situação do mercado e o patamar de desenvolvimento dos motores Diesel. “Queremos derrubar todas as inverdades que envolvem esta tecnologia. Vamos apontar a sua importância como ferramenta de crescimento da economia brasileira”, explica o engenheiro.

Programação

A grade do fórum terá painéis com os temas “Economia e Mercado”, “Combustíveis e Emissões” e “Carro Diesel – venda esta solução”, “Eficiência Energética”, em que especialistas do setor apresentarão sugestões, perspectivas e o atual patamar de desenvolvimento do motor Diesel.

Exposição e networking – Haverá, ainda, exposição de aplicações de motores Diesel e oportunidade para a ampliação do networking com expoentes do setor.

(*Com informações da SAE Brasil)