Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 05/08/2013

Crescimento do setor florestal de MS é tema de simpósio

Pesquisadores trocarão informações sobre desenvolvimento do setor com sustentabilidade.

Fundação MS

O plantio de florestas em Mato Grosso do Sul será tema de debates no SimFlor (Simpósio Florestal Sul-mato-grossense). Hoje, o Estado apresenta o maior crescimento percentual em floresta plantada do Brasil – 22% em 2012, contra 5% da média nacional, além de ser um dos maiores produtores de carvão vegetal do país e possuir a capital mundial da celulose, Três Lagoas.

O SimFlor está em sua primeira edição e surgiu devido à necessidade de debater o cenário atual, em meio aos possíveis impactos ambientais causados por práticas e aplicação de tecnologias que podem até mesmo atingir a qualidade de vida da população. Palestras ministradas por profissionais que virão de diversas regiões do Brasil, minicursos, visitas técnicas e dias de campo serão oferecidos dos dias 23 a 27 de setembro no campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana.

O evento é realizado pelo curso de Engenharia Florestal da universidade, o primeiro a ser oferecido no Estado – a primeira turma foi aberta em 2008. "A agricultura é um setor muito desenvolvido no nosso Estado, mas a silvicultura está apenas engatinhando. O intuito é discutir como esse crescimento pode ser feito de forma sustentável, sem grandes impactos no meio-ambiente", afirma o acadêmico do curso e membro da comissão organizadora, Fernando Montezano Fernandes.

Além dos acadêmicos, o SimFlor é feito em parceria com o governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), e tem apoio da Fundação MS e da UFMS.

Programação:

A programação completa do simpósio pode ser conferida no site do evento: www.simflorms.wix.com/simflorms

Inscrições:

As inscrições são feitas na UEMS - Unidade Universitária de Aquidauana Rodovia Aquidauana-Cera, Km 12 CEP: 79200-000 Ou pelo site www.simflorms.wix.com/simflorms