Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 01/08/2013

Evento sobre celulose atrai profissionais e estudantes do setor em MS

Três Lagoas está sediando 1ª Semana de Celulose e Papel.

Eldorado

Começou nesta terça-feira (30) e vai até está quinta-feira (01/08) a 1ª semana de Celulose e Papel, promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em Três Lagoas (MS). Na primeira noite do evento, Guilherme Araújo, gerente Geral de fábrica da Eldorado Brasil, participou colaborando com reflexões e discussões do setor, apresentando importantes informações sobre o início das operações da Empresa, em 2012, e informações relacionadas à plantação de 160 mil hectares de eucalipto, até o final de 2013, matéria-prima para atender a capacidade de produção da fábrica - 1,5 milhão toneladas por ano. “Receber a ABTCP e participar de um evento deste porte em Três Lagoas é motivo de orgulho, afinal o setor de papel e celulose merece iniciativas como esta, pois possibilitam a integração de empresas para gerar conhecimento”, afirma.

O evento, sediado no Senai de Três Lagoas, está discutindo ideias, técnicas, procedimentos e processos no setor, e conta com a participação de estudantes e profissionais da área. “Já participei de outros eventos sobre papel e celulose, no entanto acredito que esta semana será muito importante para nós, já que é específico para aprimorarmos os nossos conhecimentos e nos prepararmos para o mercado de trabalho”, explica o estudante Tiago Ferreira de Souza, que aprovou as palestras do primeiro dia de evento.

Para Adevaldo Vasconcelos, gerente do Senai, esta é uma oportunidade ímpar para os alunos e instrutores. “Nossa preocupação com crescimento permanente e qualificação dos jovens de Três Lagoas é compartilhada com a ABTCP e tê-los aqui é uma experiência enriquecedora”, frisou. O representante da ABTCP, Cláudio Chiari, mostrou-se surpreso com o número de inscrições. “Nossas expectativas foram superadas pela adesão e aceitação do evento e isso, sem dúvida, se deve a vontade de todos pelo crescimento constante e também pelo trabalho das empresas na divulgação da importância de atividades como esta”, revela. O executivo ainda reforçou que esta é a primeira vez que a ABTCP promove um encontro na cidade, mas já tem planos para outras ações. “Os próximos passos serão a viabilização de cursos de pós-graduação em Três Lagoas, a identificação de mais cursos que atendam as demandas geradas pelas grandes empresas que se instalaram aqui e a preparação de uma Mesa Redonda de Operadores, programada para novembro”, completa.

Para o gerente Geral da Eldorado, a qualificação de profissionais e jovens da região ganha força com a soma de estímulos tanto das instituições e associações, como das empresas. “ A valorização de pessoas e principalmente dos mais novos é de suma importância. O Minha Primeira Profissão, da Eldorado, é um destaque, pois, em parceria com o Senai, formou 141 jovens em técnicos de celulose e mecânica industrial, em 2012. Entre os formados, mais de 60% foram contratados pela Empresa e a outra parcela está atuando em parceiros da Eldorado e em outras indústrias da região. Iniciativas como esta contribuem com a formação de jovens atuantes no mercado e de profissionais que correspondem às necessidades de grandes empresas como nossa”, conclui.