Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 04/07/2013

Governo discute marco regulatório para biodiesel

Atualmente, o Rio Grande do Sul produz entre 35% a 40% da produção nacional de biodiesel.

Da Redação

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou na terça-feira, dia 2 de julho, de reunião no Ministério de Minas e Energia, com o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis, Ricardo de Gusmão Dornelles e o secretário adjunto de Petróleo, gás natural e combustíveis renováveis, João José de Nora Souto. O encontro foi agendado pela Frente Parlamentar do Biodiesel (FPB), que tem como presidente o deputado Jerônimo Goergen.

Durante a audiência, que reuniu representantes do setor do biodiesel, foi reivindicado que o governo federal encaminhe com maior brevidade o Marco Regulatório do Biodiesel, que prevê a ampliação da adição do biodiesel verde ao diesel fóssil. Atualmente, o Rio Grande do Sul produz entre 35% a 40% da produção nacional de biodiesel.

Na oportunidade, Hamm comentou que a agenda do biodiesel é positiva. Neste sentido, reforça sobre a necessidade de o governo federal dar a sustentação ao setor e estabelecer uma política de médio e longo prazo. O deputado destaca a importância de agregar valor do ponto de vista da produção dos produtos que vão gerar o biodiesel e assim, contribuir com a economia na geração de mais empregos e renda. “É um programa vencedor que precisa ter os respaldos e resultados. Hoje se pensa no consumidor e politicamente temos que pensar também na imagem e no desenvolvimento do país”, ressalta Hamm.

Os representantes do Ministério de Minas e Energia informaram que o projeto também está em debate nos Ministérios da Fazenda, da Agricultura e que existe muito interesse em inserir o setor na matriz energética brasileira.