Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 17/05/2013

MS conquista Prêmio Top Etanol de Jornalismo 2013

Matéria do Portal CanaNews conquistou o prêmio na categoria veículos eletrônicos.

Da Redação

Mato Grosso do Sul conquistou com a matéria “As Mil Faces da Cana”, do jornalista Anderson Viegas, diretor executivo e de jornalismo do Portal CanaNews, o Prêmio Top Etanol de Jornalismo 2013 na categoria veículos eletrônicos. Essa é a primeira premiação do veículo, que foi criado há pouco mais de sete meses e a oitava na carreira do profissional, sendo a segunda consecutiva deste prêmio.

A solenidade de entrega do prêmio será realizada no dia 27 de junho, dentro da programação do Ethanol Summit, no Grand Hyatt Hotel de São Paulo (SP). Devem comparecer ao evento, segundo a coordenação do Projeto Agora, responsável pela premiação, representantes de entidades e empresas que compõem a cadeia produtiva do setor sucroenergético, autoridades de várias esferas governamentais e convidados.

A matéria “As Mil Faces da Cana” é uma reportagem especial publicada pelo portal no dia 22 de fevereiro deste ano. O material retrata o crescimento do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul sob a ótica das pessoas que estão fazendo parte direta e indiretamente deste processo de desenvolvimento.

A produção do material demandou três meses de trabalho ao jornalista, entre o levantamento de informações, pesquisas, tabulação de dados e entrevistas com mais de dez personagens. A reportagem especial teve um tratamento gráfico diferenciado, sendo veiculada no portal como uma publicação digital.

A conquista do prêmio surpreendeu Viegas. “É uma conquista muito importante. A principal premiação do setor sucroenergético e uma das mais importantes do jornalismo brasileiro. Para um veículo muito jovem como o CanaNews é fantástico, uma honra muito grande. Demonstra que estamos no caminho certo no desafio diário de oferecer sempre um conteúdo de qualidade, com ética e responsabilidade. E mais que isso, de contar boas histórias, que retratam o empreendedorismo, a força de vontade e o sucesso deste setor que cresce cada vez mais, gera empregos e desenvolvimento”, concluiu.

Na carreira, o profissional já conquistou algumas das principais premiações do jornalismo brasileiro. No seu currículo estão os prêmios: Famasul (2008), UDOP (2009), MS Florestal (2010), MS Industrial (2011), Massey Ferguson (2010 e 2011) e Top Etanol (2012 e agora 2013).

Em 2013, a sustentabilidade e a composição de inúmeros produtos desenvolvidos a partir da matéria-prima extraída dos canaviais foram os principais temas abordados nos 375 trabalhos inscritos no Top Etanol. O total de inscrições superou em 7% a edição anterior, estabelecendo um novo recorde. Foram 77 trabalhos de jornalismo, 177 fotografias, 111 trabalhos acadêmicos e dez projetos de inovação tecnológica sobre o tema "Agroenergia e Meio Ambiente".

Confira todos os vencedores da modalidade jornalismo do prêmio:

Jornal

Marcela Ulhoa, com o trabalho “TERRA RUIM PARA ALIMENTOS, MAS BOA PARA ETANOL”, publicado no CORREIO BRAZILIENSE

Revista

Clivonei Roberto, com o trabalho “CANA LEVA PROGRESSO E ESPERANÇA AO CENTRO-OESTE”, publicado na revista CANAMIX

Veículos eletrônicos

Anderson Viegas, com o trabalho “AS MIL FACES DA CANA”, veiculado no portal CANANEWS, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Radiojornalismo

Carolina Rodrigues, com o trabalho “O SOBE E DESCE DO ETANOL NO BRASIL”, veiculado na RÁDIO CBN CAMPINAS.

Telejornalismo

Richeli Bezerra e Cristina Cavaleiro, com o trabalho “A ENERGIA DA CANA”, veiculado no programa TAMBAÚ NOTÍCIAS, da TV TAMBAÚ, do SBT da Paraíba