Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 15/05/2013

Semana da Indústria promove agenda estratégica para MS

O evento vai reunir lideranças nacionais, regionais e empresários para tratar do novo panorama da indústria do Estado.

Fiems

Com o tema “A Indústria do Desenvolvimento”, o Sistema Fiems realiza de 20 a 24 de maio, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a Semana da Indústria para debater temas de interesse do setor em Mato Grosso do Sul. Entre as atrações estão confirmadas palestras, exposições do Sesi e Senai, encontros das cadeias produtivas, Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Painel PDR (Programa de Desenvolvimento Regional), posse do Conselho Estratégico da Fiems, condecoração do Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial e entrega do Prêmio MS Industrial de Jornalismo.

As palestras serão feitas pelo presidente da Eldorado Brasil, José Carlos Grubisich (20/05), pelo economista José Roberto Mendonça de Barros (22/05) e pelo gerente-executivo da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco (23/05). Estão confirmadas as presenças do presidente da CNI, Robson de Andrade Braga, do presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, dos senadores Romero Jucá (21/05), Waldemir Moka e Ruben Figueiró, do governador André Puccinelli, além de diversos prefeitos, integrantes das bancadas federal e estadual, entre outras autoridades.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a programação da Semana da Indústria é uma boa oportunidade para tratar de temas estratégicos para o setor, como logística, energia, regionalização da indústria. “Vamos tratar da competitividade da indústria, um tema recorrente e que está sempre presente em nossas pautas”, adiantou. Além disso, será a oportunidade para que cada setor conheça a nova Lei de Incentivos Fiscais do Estado, o que vai ser feito no âmbito das rodadas das Cadeias Produtivas com participações do Governo.

Destaques

Destacam-se na programação o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento e Indústria, a apresentação de painéis sobre PDR (Plano de Desenvolvimento Regional) e Ações do Sistema Fiems nos Municípios com representantes das prefeituras e parceiros, além da realização de uma sessão especial da Câmara Municipal de Campo Grande. Ao longo da Semana da Indústria, o Senai e o Sesi farão uma exposição permanente dos serviços e cursos que oferecem a indústria.

A Semana da Indústria ainda contará com a posse dos 28 Conselheiros Estratégicos do Sistema Fiems e as rodadas das cadeias produtivas dos segmentos de cerâmica, alimentos (alimentação, laticínio, panificação e frigorífico), sucroenergético (açúcar, energia, álcool, papel e celulose), vestuário (tecelagem, fiação, confecção, vestuário e calçados) e metalmecânico (metalúrgico, mecânico e material elétrico).

Na sexta-feira (24/05), será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio MS Industrial de Jornalismo, com o jornalista Heraldo Pereira, apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo. Trata-se da 3ª edição do Prêmio, que neste ano oferece até R$ 65 mil em dinheiro para os autores das melhores reportagens sobre o setor industrial e o papel estratégico no desenvolvimento estadual e recebeu 53 inscrições, sendo 25 na modalidade Capital e 28 na modalidade Interior. No total, 26 veículos concorrem nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo.

Homenagens

Serão homenageados os empresários Robson Braga de Andrade e José Luciano Penido com o “Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial”, que é outorgado para personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da matriz industrial do Estado. Já foram agraciados o ex-presidente da CNI, Armando de Queiróz Monteiro Neto, e o governador André Puccinelli”, informou Sérgio Longen.

Na oportunidade, a Assembleia Legislativa vai realizar uma Sessão Solene na Casa da Indústria para entregar os títulos de cidadãos de Mato Grosso do Sul para o senador Romero Jucá, de Roraima, e para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.