Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 14/05/2013

Dourados recebe etapa do Circuito Aprosoja nesta terça-feira

Evento será promovido durante a programação da 49ª Expoagro.

Famasul

Responsável por 27% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da agricultura de Mato Grosso do Sul no ano passado, Dourados é considerado atualmente o município com a quarta maior área destinada ao cultivo de grãos do Estado. Para orientar os agricultores responsáveis pela soja e milho cultivados naquela região, sobre mercado e perspectivas, a equipe da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), levará o Circuito Aprosoja para 49ª Expoagro, nesta terça-feira (14), às 18h30, no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, existe necessidade constante de se discutir as atitudes dos agricultores e suas metodologias. “Verificamos que a área destinada ao cultivo de grãos em Dourados diminuiu, devido ao aumento da área plantada com cana de açúcar. Em contrapartida, houve acréscimo significativo no volume da produção, que pode aumentar a comercialização do grão e a rentabilidade do produtor”, analisa o presidente da entidade que levará a palestra “Cenário e perspectivas do mercado da soja” a Dourados.

De acordo com o Sistema de informações Geográficas do Agronegócio de MS (SIGA Web), a área destinada ao cultivo de soja no ciclo 2011/12 em Dourados foi de 148 mil hectares, e caiu cerca de 3,4% no ciclo atual, passando para 143 mil hectares. Já o volume produzido na safra passada foi de aproximadamente 5,5 mil toneladas de soja, enquanto que a safra atual atingiu 6,4 mil toneladas, um aumento de 14,9%.

Durante o Circuito Aprosoja, além do debate sobre o mercado de grãos, que será conduzida pelo comentarista de economia do Canal Rural, Miguel Daoud, também acontecerá o Lançamento do Soja Plus MS, projeto que promoverá a partir do segundo semestre do ano, cursos relacionados saúde e segurança no trabalho rural, adequação de construções no campo, informações sobre o novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho.

Dourados será a segunda cidade a receber o Circuito Aprosoja em 2013, e posteriormente a equipe deve levar informações aos agricultores de Naviraí, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Amambai e Campo Grande.