Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 03/05/2013

Começa primeira etapa da vacinação contra a aftosa em MS

Mato Grosso do Sul possui um rebanho de aproximadamente 21 milhões de animais, conforme a Iagro.

Da Redação

Começou nesta quarta-feira (1º) a primeira etapa da campanha da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) estarão sendo imunizados animais de mamando a caducando das regiões do Planalto, Zona de Fronteira e Pantanal.

No Planalto a campanha vai de 1º a 30 de maio. Na Zona de Fronteira, faixa de 15 quilômetros na fronteira do Estado com o Paraguai e a Bolivia, também será neste período. Entretanto, alguns municípios tem calendário diferenciado. Em Porto Murtinho o trabalho vai até 10 de junho e em Bela Vista, Corumbá, Ladário e Ponta Porã, até 15 de junho.

Já no Pantanal, em razão da dimensão das propriedades e das dificuldades de acesso, a campanha começou no dia 1º de maio e vai até 15 de junho, para os produtores que optarem por vacinar o rebanho nesta primeira etapa. Nas três regiões, os criadores terão o prazo de 15 dias após o encerramento do período da campanha para declararem a imunização dos animais.

O Estado possui, conforme a Iagro, um rebanho de aproximadamente 21 milhões de animais, sendo a maior parte, cerca de 14,2 milhões no Planalto. Outros 6 milhões estão no Pantanal e cerca de 800 mil na Zona de Fronteira.