Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 22/04/2013

Festa do Pé de Soja Solteiro começa nesta sexta em Laguna Carapã

Evento é um dos mais tradicionais do agronegócio sul-mato-grossense.

Da Redação

A cidade de Laguna Carapã, a 275 quilômetros de Campo Grande, promove a partir desta sexta-feira (19), a 16ª Festa do Pé de Soja Solteiro. O evento, que vai até segunda-feira (22) será promovido no parque de exposições do município. Na programação estão a escolha da planta da oleaginosa com o maior número de vagens, ranking de produtividade da cultura, palestras, concurso de produção de leite, apresentações culturais e shows musicais.

O concurso da escolha do maior pé de soja solteiro terá duas categorias, uma para produtores do próprio município e outra aberta para sojicultores de outras cidades e estados. Em 2012, o agricultor Pedro Beppler, de Zapezal (MT) venceu a nacional, com uma planta com 14.769 vagens. Já na local o campeão foi Almir Matoso Batista, com um pé de soja que totalizou 8.146 vagens.

História

O evento foi criado em 1998 para marcar o encerramento da safra da oleaginosa no município e se transformou ao longo dos anos em uma das maiores feiras agropecuárias da região Sul do Estado. Nesta edição, os organizadores tem a expectativa de que 400 produtores rurais participem das atividades.