Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 11/04/2013

Evento em Dourados discute crescimento do setor sucroenergético

Workshop será promovido na Associação Comercial e Industrial do município.

Da Redação*

Workshop que será promovido nesta quinta e sexta-feira (11 e 12) em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, discute o crescimento do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul.

Durante o evento serão divulgados e discutidos novos conhecimentos, tecnologias e produtos nas áreas industrial e agrícola relacionados à produção canavieira, permitindo a otimização das operações, a redução dos custos e a eficiências dos processos.

Nos últimos anos o setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul vem registrando um crescimento recorde. Neste ciclo, a Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul) estima que a área plantada com cana para o segmento vai aumentar 15,4%, passando de 542,8 mil hectares para 625,5 mil hectares no Estado.

“É somente por meio da discussão e difusão de tecnologias do setor é possível manter a excelência na produção sucroenergética”, afirma o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, que participará da abertura do workshop e ainda apresentará um panorama do setor sucroenergético no Estado.

Mato Grosso do Sul deve moer na safra 2013/2014, 18,3% a mais de cana-de-açúcar do que na anterior. Atualmente o setor emprega cerca de 30 mil pessoas, além de gerar mais de 90 mil empregos indiretos somente em Mato Grosso do Sul.

Na última safra, o setor qualificou cerca de duas mil pessoas e hoje tem a melhor média salarial da agricultura e a terceira da indústria.

Durante dois dias, a programação traz palestras com temas agrícola e agroindustrial, que vão desde cases de sucesso, melhoramento genético da cana-de-açúcar, até inovações na planta industrial.

Esse evento é destinado aos produtores de cana-de-açúcar, executivos e técnicos de usinas das áreas agrícola e industrial, além de pesquisadores, consultores, fornecedores de equipamentos e serviços e estudantes.

O workshop será promovido das 8h às 17h, de quinta e sexta-feira, na Associação Comercial e Empresarial de Dourados.

(*Com informações da Biosul)