Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 08/04/2013

Senar pretende oferecer curso de classificação de grãos em MS

Instrutores da entidade participaram de curso no Paraná, para depois replicar o conhecimento em MS.

Da Redação

Instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) participam em Cascavel (PR) do Curso de Armazenagem e Classificação de Grãos. O objetivo é trazer a Mato Grosso do Sul o mais breve possível esta capacitação, atendendo a demanda do setor de milho e de soja.

Para Justino Mendes Aquino, consultor da Unidade Educacional do Sistema Famasul, o foco é fornecer aos produtores instruções sobre as melhores técnicas de armazenagem de grão, resultando em melhor produtividade. “Levaremos ao Estado conhecimentos em armazenagem convencional (apropriadas para cereais e café) e armazenagem a granel (para soja, milho e outros grãos)”, explica Justino.

Diversas etapas compõem a capacitação. Primeiro, será ensinado como classificar e padronizar o grão, depois o processo de pré-limpeza, sistema de secagem e, por fim, o de armazenamento.

Além disso, os produtores receberão orientação de como monitorar a qualidade do grão no período em que estiver nos armazéns, manejo das pragas, controle de temperatura do grão e até mesmo prevenção de acidente dentro dos silos.

“O curso será completo e todos os fatores que interferem a qualidade do grão serão trabalhados. Atenderá, inclusive, a questão da manutenção e regulagem nos aparelhos de limpeza”, exemplifica Justino.

Também participam da capacitação no interior do Paraná os instrutores: Élcio Prizão, Fernando Pirolo, João Acácio Minussi e Paulo Mitio.