Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 18/10/2012

Pelo menos 10% da área de soja já foi plantada em MS, aponta Famasul

O Estado deve ter um aumento de área plantada com soja entre 11% e 14%

Anderson Viegas

Pelo menos 10% dos cerca de 2,069 milhões de hectares que deverão ser cultivados com soja em Mato Grosso do Sul na safra 2012/2013 já foram semeados. A estimativa é do diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja local (Aprosoja/MS) e assessor técnica da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), Lucas Galvan.

O plantio de soja no Estado estava liberado desde a segunda quinzena de setembro, quando acabou o vazio sanitário da cultura, mas os produtores, conforme Galvan, aguardavam as chuvas para que o solo acumulasse a umidade necessário para a boa germinação das sementes. Com a boa precipitação pluviométrica em Mato Grosso do Sul nos últimos dias a semeadura foi acelerada.

O agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto, confirma que o plantio foi acelerado nos últimos dias principalmente na região sul do estado, um dos principais polos de produção da oleaginosa. “O produtor não espera mais a chuva, pois sabe que ela vem. Ele precisa é aproveitar esse momento”, recomenda.

De acordo com o diretor executivo da Aprosoja/MS, até 15 de novembro é um bom prazo para que o produtor faça o plantio da safra de verão, mas, como a maioria também faz o cultivo no inverno (safrinha) e que evitar atrasos, grande parte da semeadura ocorre no mês outubro.

Galvan disse ainda que em razão da alta da oleaginosa no mercado internacional a venda antecipada da safra 2012/2013 também está ocorrendo de maneira muito rápida, chegando ao patamar de 45% da produção estadual, e com preços elevados, que variam de R$ 50 a R$ 60 a saca de 60 quilos.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no ciclo 2012/2013 o Estado deve ter um aumento de área plantada com soja entre 11% e 14%, variando de 2,014 milhões de hectares a 2,069 milhões de hectares, contra os 1,850 milhão de hectares da safra passada.

A estimativa de produção varia entre 6,084 milhões de toneladas e 6,248 milhões de toneladas de soja, o que representa um percentual de crescimento entre 31,5% e 35% em relação ao ciclo passado, quando foram colhidos 4,628 milhões de toneladas.