Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 21/03/2013

Senar oferece 10 cursos novos e faz parceria com o Pronatec

Capacitações estarão sendo oferecidas em diversos municípios do Estado através de parcerias.

Sistema Famasul

Atender as necessidades de aperfeiçoamento do produtor e do trabalhador rural. É com essa missão que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece dez novos cursos em diversos municípios do Mato Grosso do Sul, através de parceria com os Sindicatos Patronais Rurais, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), a Associação dos Produtores Pantaneiros (Unipan) e o Comando Militar D’Oeste.

Os novos dez cursos são Gestão de resíduos na propriedade rural; Licenciamento ambiental para a propriedade rural; Produção de silagem: colheita mecanizada e ensilagem; Plantio mecanizado de forrageiras: milho ou sorgo; Operação de trator com transbordo canavieiro; Plantio mecanizado de cana-de-açúcar; Tratos culturais para cana soca - adubação; Operador de pá carregadeira em propriedades rurais; Operador de motoniveladora em propriedades rurais e Operador de retroescavadeira em propriedades rurais.

Os cursos atendem as demandas sinalizadas pelas instituições parceiras e têm como objetivo profissionalizar e elevar a capacitação dos trabalhadores rurais, além de trazer qualidade de vida e integração. Segundo a coordenadora da unidade educacional do Senar/MS, Maria do Rosário Almeida, os cursos específicos do setor de cana-de-açúcar suprem as necessidades das usinas de agroenergia em funcionamento no Estado, principalmente quando o assunto é tecnologia, o setor precisa de atualização.

“As máquinas agrícolas dispõem de recursos que requerem um domínio maior do trabalhador inclusive com o uso de tecnologias avançadas. As máquinas da chamada “Linha Amarela” – retroescavadeiras, motoniveladoras e pá-carregadeiras -, também exigem do trabalhador competência técnica para operá-las”, enfatiza Rosário.

O produtor que quiser participar dos cursos deve entrar em contato com o sindicato rural do seu município e fazer a solicitação.

Pronatec

O Senar/MS é parceiro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Ministério da Educação (Pronatec). Para 2013 serão oferecidas 110 turmas, com a expectativa de qualificar 1.650 trabalhadores rurais. Os cursos do Pronatec profissionalizam agricultor familiar, bovinocultor de corte e de leite, equideocultor, fruticultor, moleiro (análise, classificação e armazenagem de grãos), operador de motosserra, produtor de mandioca, produtor de olerícolas, tratorista agrícola e viveiricultor.