Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 21/03/2013

DOF vai intensificar monitoramento rural nas fronteiras de MS

Fiscalização será reforçada nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia.

Famasul

O Departamento de Operações de Fronteiras (DOF) vai multiplicar o monitoramento das propriedades rurais brasileiras que fazem fronteira com outros países. De acordo com o diretor da DOF, Edilson Osnei Nazareth Duarte, em 2012 foram registradas 1.814 visitas na zona rural da fronteira com o Paraguai e Bolívia. “Vamos intensificar este ano para prevenir crimes como furtos de camionetes, máquinas agrícolas, defensivos e implementos”, afirmou o diretor nessa terça-feira (19), no Sindicato Rural de Ponta Porã, durante a reunião com produtores rurais de onze municípios de Mato Grosso do Sul.

Duarte apresentou para 30 produtores rurais a evolução das ações policiais na região, em consequência da atual estrutura da DOF que nos últimos meses ganhou reforço em armamento, viaturas, equipamentos de inteligência e remuneração dos policiais que integram a delegacia. E ressaltou a receptividade de sua equipe nas propriedades rurais que servem como ponto de apoio durante as ações de sua equipe.

A apresentação do DOF fez parte da programação do 1º Encontro da Vice-presidência da Regional Fronteira da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), evento concomitante a 39ª Exposição Agropecuária de Ponta Porã. E contou com a presença de representantes dos sindicatos rurais de Laguna Carapã, Dourados, Caarapó, Amambai, Bela Vista, Itaporã, Vicentina, Iguatemi e Jateí.

A diretoria e assessores do Sistema Famasul apresentou aos produtores temas relacionados a questão indígena, segurança nas propriedades e a instrução normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) referente a caça de javalis. Participam do encontro o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, vice-presidente da Regional Fronteira de Ponta Porã, Jean Paes, presidente da Aprosoja MS, Almir Dalpasquale, diretor secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, superintendente da Seprotur, Ademar Silva Júnior e superintendente do Sistema Famasul, Rogério Beretta.