Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 16/10/2012

Fórum Soja Brasil discute política para insumos agrícolas no PR

Noite de debate reunirá especialistas e autoridades na cidade paranaense no dia 18 de outubro.

Da Redação

A cidade de Londrina, no norte do Paraná, será sede da próxima edição do Fórum Soja Brasil, no dia 18 de outubro. Com a presença de autoridades e especialistas, o evento terá como tema "Uma política para os insumos agrícolas", e a abertura será às 19h30min. O Canal Rural fará a transmissão do evento a partir das 19h45min, com apresentação do jornalista João Batista Olivi.

Os participantes desta edição do Fórum Soja Brasil serão os deputados federais Reinhold Stephanes (PSD-PR, ex-ministro da Agricultura) e Dr. Rosinha (PT-PR), o advogado Reginaldo Minaré (consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA), o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, o analista Rafael Ribeiro de Lima Filho (Scot Consultoria) e o jornalista Mauro Zafalon, da Folha de S. Paulo.

O fórum faz parte do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa inovadora do Canal Rural em parceria com a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e apoio do Senar dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. O projeto tem o patrocínio das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

O amplo debate sobre uma política para insumos agrícolas ocorre num momento bem particular para o agronegócio brasileiro, especialmente, para a safra de soja. De acordo com projeção da Conab, a safra de soja 2012/2013 deve posicionar Brasil como líder global, com volume recorde de 182,2 milhões de toneladas.

Na visão do ex-ministro da Agricultura e deputado federal Reinhold Stephanes, "É preciso considerar a produção de insumos agrícolas, principalmente os fertilizantes, como uma questão estratégica para aumentar a competitividade e a renda do produtor rural brasileiro". O também deputado federal Dr. Rosinha afirma: "A soberania alimentar de um país depende de uma política para insumos agrícolas. País dependente de insumos agrícolas é país sem soberania".

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, ressalta que o Paraná foi escolhido para este debate por ser um dos estados pioneiros na produção no país. Uma das principais discussões deve girar em torno do potencial brasileiro de produzir insumos e, mesmo assim, importá-los. "Se o Brasil é deste tamanho, porque temos que importar? É importante discutir estes temas de interesse do produtor para que o país possa se tornar o primeiro em produção de grãos", ressalta Silveira.

O evento de Londrina integra a série de fóruns e expedições que percorrem as principais áreas de produção de soja no Brasil e que já passou também pelos Estados Unidos. A agenda de fóruns do Projeto Soja Brasil, que já passou por Sinop (MT), Esteio (RS), São Gabriel do Oeste (MS) e termina no município de Não-Me-Toque (RS), em março, na Expodireto Cotrijal 2013.