Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 13/03/2013

GPS agrícola da Basf moderniza trabalho no campo

Sistema que aumenta a precisão na aplicação de defensivos agrícolas.

Unica

Uma nova tecnologia desenvolvida pela multinacional alemã Basf aumenta a eficiência dos canaviais e ao mesmo tempo aprimora a qualificação do trabalhador da indústria da cana. Assim a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Maria Luiza Barbosa, definiu a nova ferramenta GPS Plateau, sistema que aumenta a precisão na aplicação de defensivos agrícolas.

Criado em parceria com a Teejet, tradicional empresa especializada em sistemas de aplicação de produtos químicos no meio agrícola, o “GPS agrícola” é instalado nos tratores e utiliza sinais de satélite e softwares para orientar os trabalhos no campo, possibilitando um conhecimento preciso da área trabalhada e um ganho de eficiência no uso de herbicidas. Em três anos de testes, mais de um milhão de hectares de cana-de-açúcar foram tratados com essa técnica e cerca de 700 profissionais, muitos deles ex-cortadores de cana, foram treinados e capacitados para operar o maquinário.

“Iniciativas como essa só vem a acrescentar à evolução do setor sucroenergético. O produtor terá mais rentabilidade e os trabalhadores serão requalificados, ganhando novas oportunidades,” destaca Barbosa.

Para a gerente de Marketing Cultivos – Cana-de-açúcar, Citros e Amendoim da BASF, Graciela Mognol, o GPS facilita as atividades diárias do agricultor, otimizando o tempo gasto com o controle de pragas. “Conhecendo melhor cada metro quadrado de sua propriedade, o produtor consegue manejar com melhor eficiência o controle de plantas daninhas,” explica Mognol.

Desde o início do projeto, em 2011, a BASF, que é também uma das empresas parceiras do Projeto Agora - a maior iniciativa de comUnicação integrada da cadeia produtiva sucroenergética, já distribuiu mais de 200 equipamentos, dos quais mais de 100 no estado de São Paulo.