Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 27/02/2013

MS já tem 612 mil hectares cultivados com florestas plantadas

Área plantada com florestas cresceu 22,4% em 2012, aponta Reflore/MS.

Anderson Viegas

Mato Grosso do Sul chegou em 2012 a marca de 612 mil hectares cultivados com florestas plantadas, o que representa 1,7% da área do Estado. A informação foi divulgada pelo presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), Luiz Calvo Ramires Júnior.

Segundo Ramires Júnior, o maciço florestal sul-mato-grossense cresceu 22,4% no ano passado frente ao anterior, quando a área cultivada era de 500 mil hectares. Essa expansão representou o investimento de R$ 600 milhões. Entretanto, ele aponta que o setor ainda tem vários gargalos a superar como: alta carga tributária, insegurança jurídica em relação a questão dos incentivos fiscais e logística.

Se o setor conseguir superar esses entraves e seguir no ritmo atual de desenvolvimento, o presidente da Reflore aponta que em um prazo de sete anos, até 2020, deve chegar a 1 milhão de hectares cultivados com florestas. “Com isso vamos antecipar em dez anos a meta prevista no Plano Estadual de Florestas que estipulava chegar a esse patamar somente em 2030”, comenta.

Para discutir o setor, Ramires Júnior reitera que o setor promove entre os dias 9 e 11 de abril, em Bonito, a terceira edição do Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul (MS Florestal), que neste ano terá como tema a competitividade de toda a cadeia produtiva. A Reflore/MS já tem confirmados para o evento a apresentação de 15 palestras e a participação de 20 expositores em uma mostra de produtos e serviços.