Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 29/01/2013

CTC fará parceria com a Fundação MS para testar variedades de cana

Instituição lança sua nova série de variedades dia 12 de março, em Dourados.

Anderson Viegas

De Maracaju - O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) vai firmar parceria com a Fundação MS, uma das principais instituições de pesquisa de agrotecnologia em Mato Grosso do Sul, para a aplicação no Estado do seu programa de variedades, ajudando dessa maneira a desenvolver cultivares mais adaptadas as condições edafoclimáticas locais.

A informação foi divulgada pelo diretor comercial do CTC, Osmar Figueiredo Filho, ao CanaNews durante o Showtec, em Maracaju (MS). Segundo ele, a expectativa é que ainda em 2013 a fundação já possa estar recebendo os primeiros clones das novas variedades do centro de pesquisas para a realização dos testes em Mato Grosso do Sul.

Para o Showtec, o CTC implantou, conforme Figueiredo, alguns campos de teste com cultivares que já estão no mercado há algum tempo. A nova série de variedades do centro, a 9000, desenvolvida especialmente para as regiões de Cerrado e que foi lançada em novembro do ano passado em São Paulo, será apresentada oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 12 de março em um evento em Dourados.

De acordo com Figueiredo, estimativa do CTC aponta que entre 42% e 45% de toda a produção de cana do País é feita com variedades desenvolvidas pelos pesquisadores do centro.